VEREADORES REJEITAM VETO DO EXECUTIVO A PROJETO DE DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO DURANTE A 48ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Lopes Santos Neves publicado 20/02/2026 09h23, última modificação 20/02/2026 09h23
Além da rejeição da proposição do Executivo, na Sessão foram apresentados ainda quatro requerimentos legislativos

Um veto do Executivo Municipal foi derrubado na 48ª Sessão Ordinária, realizada excepcionalmente na quinta-feira, 19 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Na Sessão também foram apresentados quatro requerimentos legislativos, sendo três para envio de moções de congratulação e um com pedidos de esclarecimentos acerca de política de segurança alimentar e nutricional.

A primeira proposição colocada em votação, o Veto nº 003/2026, de autoria do Poder Executivo, vetava integralmente o Projeto de Lei do Legislativo nº 097/2025, que “dispõe sobre a denominação de logradouro público no bairro Pedrinhas – Barra do Sahy – Aracruz-ES”. A alegação do Executivo para vetar o projeto se dava em razão da proposição repetir denominação – Rua Safira – já existente em outro logradouro do município. O Executivo justificou que tal duplicidade “contraria a lógica de unicidade e precisão na identificação de ruas”, sendo “capaz de comprometer localização por mapas, cadastros e sistemas de georreferenciamento utilizados pela administração pública e a roteirização dos serviços públicos e de urgência e emergência (SAMU, Corpo de Bombeiros, polícias)”.

Em defesa da rejeição ao Veto, o vereador Jean Pedrini, autor do Projeto de Lei do Legislativo nº 097/2025, argumentou que a Rua a qual está sendo dada a nova denominação está localizada na Barra do Sahy, enquanto a Rua de mesmo nome fica no Distrito Sede, ou seja, “é outro CEP”. O argumento foi acatado pela maioria dos vereadores e o Veto nº 003/2026 foi derrubado por 12 votos a quatro.

Outra proposição que seria votada na Sessão, teve pedido de vista por duas sessões, feito pelo vereador Alex Hander. Assim, o Projeto de Resolução nº 009/2025, de autoria da Mesa Diretora, que acrescenta o § 4º ao artigo 168 da Resolução nº 703, para estabelecer que “as sessões solenes para homenagear determinada entidade, instituição religiosa, organização, grupo ou categoria profissional seja limitada a uma por Legislatura”, deve ser posto em votação na 50ª Sessão Ordinária.  

REQUERIMENTOS

Na fase de apresentação de requerimentos, a vereadora Adriana Guimarães apresentou duas solicitações. São elas:

1)      Requerimento ao Executivo Municipal para que solicite à Secretaria responsável a prestação das seguintes informações: o município de Aracruz já realizou ou iniciou os trâmites para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)? Em caso negativo, existe previsão ou cronograma para formalização dessa adesão? Existe plano municipal para segurança alimentar e nutricional vigente? Em caso positivo, encaminhar cópia ou indicar onde pode ser acessado. Ressalta-se que a não adesão ao Sisan limita o acesso do município a políticas pública estratégicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), instrumento fundamental para permitir que agricultores familiares comercializem sua produção diretamente com o Poder Público, garantindo alimentos frescos e de qualidade a famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições filantrópicas.

2)      Requerimento à Presidência da Câmara para que envie “moção de congratulação à equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em reconhecimento ao brilhante trabalho realizado na organização das festividades de verão e Carnaval 2026 em nosso município”.

O vereador Jean Pedrini também requereu envio de moção de congratulação “aos colaboradores da empresa SA Ambiental pelo belíssimo trabalho realizado na orla do município de Aracruz durante o período de verão”, o que foi fundamental “para manter a limpeza, a organização e a conservação dos distritos da orla, especialmente em um período de grande fluxo de moradores e turistas. O serviço prestado contribuiu diretamente para o bem estar da população, para a preservação do meio ambiente e para valorização da imagem do município como destino turístico.”

Jean Pedrini, em parceria com o vereador Alex Hander, requereu ainda o envio de moção de congratulação à Polícia Militar do Espírito Santo, em especial ao 5º Batalhão atuante em Aracruz, pela destacada atuação na orla do município durante o período de verão. “A presença ostensiva e preventiva da Polícia Militar ao longo da temporada de verão tem sido fundamental para garantir a segurança, a ordem pública e a tranquilidade de moradores, turistas, comerciantes e frequentadores das praias.”