Pesquisa de Satisfação

por Vinicius de Paula Almeida publicado 03/06/2025 17h51, última modificação 03/06/2025 17h51
Pesquisa de satisfação sobre a qualidade da prestação dos serviços públicos.

A Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme previsto no inciso I do § 3º do art. 37 da Constituição Federal. Esse dispositivo assegura aos cidadãos o direito fundamental de participar do acompanhamento e da avaliação da prestação dos serviços públicos. Em consonância com o disposto no art. 23, § 1º, da Lei nº 13.460/2017, a avaliação dos serviços públicos deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano, por meio de pesquisa de satisfação ou outro método que assegure a significância estatística dos resultados.

A Pesquisa de Satisfação é uma importante ferramenta para aferir o nível de qualidade dos serviços prestados pela Câmara Municipal de Aracruz. Por meio dela, é possível identificar os pontos fortes e as áreas que necessitam de aperfeiçoamento, possibilitando a implementação de melhorias contínuas. Além disso, promove a valorização da governança institucional e o fortalecimento da imagem do Poder Legislativo perante a sociedade aracruzense. Nesse contexto, a Câmara Municipal de Aracruz disponibiliza, em seu site oficial, uma Pesquisa de Satisfação direcionada a todas as pessoas que foram atendidas nos gabinetes parlamentares e nas unidades administrativas da Casa Legislativa.

A pesquisa é composta por 16 perguntas, sendo 15 de múltipla escolha, com 05 alternativas de resposta para cada uma delas, nas quais o cidadão deve selecionar apenas uma opção. O item 16 é de resposta livre, permitindo que o usuário registre comentários, sugestões ou críticas.

A estrutura da Pesquisa de Satisfação abrange as seguintes dimensões:

  • Clareza das informações apresentadas;

  • Facilidade de uso e de navegação no site, sistema ou aplicativo;

  • Qualidade dos canais de comunicação e atendimento;

  • Performance, estabilidade e disponibilidade do serviço;

  • Tempo para obtenção do serviço;

  • Eficácia do processo de requisição do serviço.

Por meio dessa iniciativa, a Câmara Municipal de Aracruz reforça o compromisso com a transparência, a eficiência e a melhoria contínua dos serviços públicos prestados à população.

 

Pesquisa de satisfação -  Formulário On-line

 

Pesquisa de satisfação - Formulário em pdf