VEREADORES RECEBEM COMUNIDADE ESCOLAR PARA DISCUTIR QUESTÃO DA SEGURANÇA

por Wagner Felicio Junior publicado 01/03/2023 20h25, última modificação 01/03/2023 20h25
Demandas foram apresentadas por funcionários e alunos da escola Misael Pinto Netto

Durante a 91° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracruz, realizada na última segunda-feira, 27 de fevereiro, alunos e representantes da Escola Misael Pinto Netto manifestaram-se com cartazes e reivindicações por mais segurança.

Após o encerramento da Sessão, os vereadores reuniram-se com os manifestantes e ouviram as demandas apresentadas por eles.

Professores, alunos e funcionários da escola foram ouvidos. O tema central da fala de todos foi o sentimento de insegurança vivenciado no ambiente escolar, principalmente após um incidente de tentativa de homicídio ocorrido recentemente, envolvendo alunos da referida instituição.

Alunos e funcionários cobram do Poder Público medidas urgentes que tragam mais segurança ao ambiente de ensino.

A pedagoga Luciana Lima Peres citou os últimos acontecimentos ocorridos na escola Misael e disse que alunos e professores se sentem inseguros desde então, e cobrou medidas práticas e efetivas por parte do Poder Público. Dentre as sugestões apresentadas, falou em instalação de detectores de metal na entrada da escola. Disse ainda que um pedido recorrente dos alunos seria a presença de uma guarda municipal que atuasse nas escolas, principalmente nos horários de entrada e saída dos turnos.

A aluna Leide Bárbara de Assis deu um depoimento emocionado sobre o sentimento de insegurança que segundo ela atinge a todos, e destacou o problema da falta de transporte após o período noturno. Lembrou que muitos alunos e trabalhadores residem em bairros afastados e que a volta para casa tem sido motivo de preocupação.

O professor de língua portuguesa Rodrigo Gonçalves disse entender as limitações do Poder Municipal em relação à escola Misael, pelo fato de tratar-se de uma instituição estadual, porém pediu aos vereadores que sejam esse contato com o Governo Estadual, em busca de soluções que garantam mais segurança a alunos e funcionários.

Os vereadores mostraram-se solidários às reivindicações apresentadas e disseram que, embora a escola em questão seja estadual, estão comprometidos com a questão e pretendem levar a situação ao Governo do Estado. Lembraram também que esse problema atinge outras escolas de Aracruz, e que irão cobrar o Executivo Municipal sobre quais medidas serão aplicadas às escolas locais. Sobre as escolas estaduais, propuseram a formação de uma Comissão composta por representantes do Poder Legislativo municipal, profissionais da educação e pais de alunos, para que a questão seja levada até a esfera estadual.