VEREADORES PROPÕE AÇÃO CONJUNTA NO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA EMPRESAS DE TRANSPORTE PÚBLICO

por Wagner Felicio Junior publicado 02/09/2021 15h20, última modificação 02/09/2021 15h52
Ação visa exigir das empresas melhoria da frota e cumprimento dos horários de circulação no município

O transporte público mais uma vez esteve entre os assuntos em destaque em Sessão da Câmara Municipal. Na 27ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 30 de agosto, os vereadores Jean Pedrini e Adriana Guimarães informaram sobre a proposta de uma ação conjunta dos vereadores e de lideranças comunitárias a ser levada ao Ministério Público para tratar do problema da má qualidade do serviço de transporte público que é prestado pelas empresas que atuam em Aracruz.

Jean Pedrini Informou sobre a reunião virtual com o desembargador responsável pelo despacho que deu liminar à empresa Expresso Aracruz. Segundo ele, a reunião, da qual também participaram os vereadores Vilson Jaguareté e Adriana Guimarães, além de lideranças comunitárias, foi realizada para dar ciência ao desembargador dos problemas que vêm sendo enfrentados pelos usuários de transporte público em Aracruz, causados pela má qualidade da prestação do serviço no município, seja pela falta de manutenção adequada da frota, pelos atrasos constantes nos horários ou pelo alto custo das passagens. Pedrini informou ainda que será impetrada uma ação conjunta com as associações de moradores no Ministério Público.

Por sua vez, a vereadora Adriana Guimarães disse que a população já não aguenta mais a má qualidade do serviço, “Temos falado insistentemente aqui nesta casa sobre o problema”. Ela fez um apelo para que todos os vereadores, em conjunto com os representantes comunitários e as associações de moradores e, com base no relatório final da CPI do transporte, feito pela legislatura passada, se unam para protocolar uma ação no Ministério Público para mostrar a insatisfação da população com o serviço prestado pelas empresas no município. “É uma falta de respeito das empresas prestadoras do serviço com a população, com esta Casa de Leis e com o Executivo e então precisamos de uma ação coletiva para enfrentar o problema.”

Os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público também foram objeto de um requerimento apresentado pelo vereador Léo Pereira.

5º batalhão da PM

Os vereadores parabenizaram o 5º Batalhão da Polícia Militar pelo aniversário de 35 anos de presença em Aracruz, que será completado no próximo dia 9 de setembro. “Agradecemos por esta instituição que se doa e que tem trabalhado para trazer uma segurança melhor para o nosso município”, disse o vereador Roberto Rangel. O vereador Alexandre Manhães agradeceu a todos que servem ou serviram no Batalhão.

Também parabenizaram e agradeceram os 35 anos de presença do 5º Batalhão em Aracruz os vereadores Marcelo Nena, Cecéu, Adriana Guimarães, André Carlesso e Léo Pereira.

Projetos aprovados

Projeto de Lei do Legislativo nº 18/21, de autoria da vereadora Etienne Musso Coutinho: dá nova denominação à rua que se inicia na ES-010 e segue até a Praça das Balsas, no bairro Pontal de Piraqueaçu, em Coqueiral, município de Aracruz-ES, que passa a denominar-se Rua Luzia dos Santos Rezende.

Projeto de Lei do Legislativo nº 67/21, de autoria da vereadora Adriana Guimarães: institui a “Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade".

REQUERIMENTO

Vereador Léo Pereira – requer à Presidência da Câmara a constituição de Comissão composta por três vereadores para representar a Casa de Leis em atos externos, notadamente reuniões com autoridades e representantes de órgãos ou entidades públicas pertencentes aos governos municipal, estadual e federal, bem como com representantes de empresas prestadoras de serviços em nosso município, para tratar do transporte público municipal e buscar soluções aos problemas enfrentados pelos usuários.

INDICAÇÃO

Vereador Léo Pereira – solicita à secretaria responsável a revitalização de uma calçada na Avenida Venâncio Flores, no bairro Vila Nova, próxima a rotatória que dá acesso à Unidade de Saúde do Guaxindiba.

Vereador Bibi Rossato – solicita que a empresa de ônibus que atende Santa Rita passe pela via principal do bairro, para evitar que moradores tenham que caminhar quase 2 km para pegar o transporte público.