VEREADORES COBRAM RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS VIAS DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 13/12/2022 15h45, última modificação 13/12/2022 15h48
Parlamentares pediram mais agilidade e qualidade nos serviços de recuperação de ruas e estradas danificadas pelas chuvas que atingiram o município

Durante a 86ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 12 de dezembro, os vereadores relataram problemas em diversas ruas e estradas danificadas pelas fortes chuvas que atingiram Aracruz nas últimas semanas. A lentidão na recuperação das vias foi um dos aspectos criticados pelos parlamentares, como também a qualidade do material utilizado no serviço de recuperação da pavimentação de ruas e estradas.

De acordo com o vereador Cecéu, a má qualidade do material utilizado na operação tapa buracos, empreendida pela Prefeitura, vem causando mais transtorno e causando quase acidentes com motoqueiros. “O retrabalho está saindo mais caro que o trabalho”, disse o vereador, que pediu mais planejamento e qualidade na recuperação da pavimentação das vias municipais, principalmente no distrito sede. Na mesma linha, os vereadores Roberto Rangel e André Carlesso também fizeram críticas ao serviço de recuperação de vias do município. Rangel criticou a falta de manutenção periódica das ruas e estradas. Ele reclamou ainda da morosidade para resolver os problemas causados pelas chuvas nas vias de Aracruz. Já Carlesso disse que “não adianta tapar buraco mal tapado porque o problema vai voltar. Povo está pagando seus impostos em dia e tem que ter retorno.”

Estradas rurais

Os problemas causados pelas chuvas também foram relatados pelos vereadores Paim e Bibi Rossato. Segundo este último, ainda há pessoas ilhadas na região de Jacupemba devido às más condições de vias no distrito. Problema semelhante foi relatado por Paim. Segundo ele, no distrito de Guaraná tem produtor rural perdendo a produção, alunos que não conseguem chegar às escolas e muitas pessoas ilhadas. Assim, como os demais vereadores que abordaram a questão, Paim pediu à Prefeitura mais agilidade e qualidade nos serviços de recuperação das ruas e estradas em Aracruz.

Por sua vez, o vereador Vilson Jaguareté pediu à Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) que inclua as aldeias indígenas no programa de trabalho da patrulha mecanizada, que está atuando na recuperação de vias da orla do município.

Taxa do lixo

Uma questão que vem sendo cobrada pelos vereadores desde que foi implantada, a taxa de manejo de resíduos sólidos (taxa do lixo) terá uma redução, a partir do próximo ano, de 25% no valor cobrado dos proprietários de imóveis de Aracruz, de acordo com anúncio feito pelo vereador André Carlesso. “Vamos ter subsídio de 25% sim para taxa de lixo e mais 10% para quem pagar em conta integral. É um valor grande de benefício. Agradecemos ao Executivo que atendeu ao apelo da população por redução da taxa.”

Projetos aprovados

Ainda na 86ª Sessão Ordinária, os parlamentares aprovaram os projetos de lei nº 094/22 (de autoria do Executivo Municipal) e nº 038/2022 (de autoria dos vereadores), que concedem um abono salarial no valor de R$ 750,00 para os servidores do Executivo e do Legislativo municipais, respectivamente.