SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA OS 100 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ARACRUZ – PIBARA

por Manuela Neves publicado 01/12/2021 16h05, última modificação 01/12/2021 16h33
No início dos anos 1920, foram iniciados os primeiros trabalhos de evangelização em Córrego D’água, que deram origem à Primeira Igreja Batista em Aracruz

Os 100 anos da Primeira Igreja Batista em Aracruz (Pibara) foram homenageados pela Câmara Municipal em Sessão Solene, realizada na terça-feira, 30 de novembro. Proposta pelo vereador Alexandre Manhães, a Sessão contou com a participação de representantes religiosos e autoridades políticas do município, que se reuniram para homenagear a instituição pelos relevantes serviços prestados à população de Aracruz em 100 anos de atividade, desde quando a primeira Igreja Batista começou a ser organizada em Córrego D’água, no início dos anos 1920.

Em seu pronunciamento, Alexandre Manhães lembrou os 100 anos de história e de grandes desafios da Igreja Pibara “que está alicerçada sobre a rocha maior, Jesus Cristo. Se tivéssemos o privilégio de conversar com os primeiros membros da Pibara sobre os desafios que tiveram que superar, certamente diriam que foram muitos, mas igualmente em uníssono, afirmariam: valeu a pena cada suor, cada luta. Pibara, que o Senhor te abençoe e te guarde. Que tenhamos mais 100 anos da bela história da nossa igreja.”

Após o pronunciamento do vereador proponente, tomou a palavra o pastor Luciano Estevam Gomes, presidente e Pastor Sênior da Pibara, que agradeceu a homenagem da Câmara Municipal. Ele lembrou que na verdade a Primeira Igreja Batista em Aracruz está comemorando 101 anos, mas devido à pandemia da Covid-19, a data não pôde ser comemorada no ano passado.  Em seguida, em nome da Pibara, disse que “ninguém faz nada sem a benção de Deus [...] ninguém faz nada sozinho. Somos uma equipe. Por isso quero estender essa homenagem a toda essa equipe, pois a igreja é como um corpo na qual o Senhor é a cabeça e nós somos membros uns dos outros.”

Homenagens

O presidente da Câmara, vereador Lula, e o vice-prefeito Beto Vieira também parabenizaram a Pibara pelos 100 anos. “É um privilégio termos uma igreja centenária em nossa cidade com tamanho nível de relevância, de ser referência em defesa dos valores morais cristãos”, disse Lula. O vice-prefeito falou da importância do trabalho da igreja “tanto no apoio espiritual ao nosso povo, como também nas questões humanitárias em que atua”.

Após os pronunciamentos, Alexandre Manhães entregou ao pastor Luciano, em nome da Câmara Municipal, uma placa alusiva ao centenário da Pibara. Em seguida, foram entregues 17 certificados em homenagem a representantes da instituição. Abaixo, a lista dos homenageados:

Pr. Luciano Estevam Gomes (Presidente e Pastor Sênior da Pibara)

Pr. Wilson Fernandes (Igreja Batista em Jabaraí, Guarapari-ES)

Pr. Salvador Alves de Aguiar (Membro da PIB Taquara 2 - Serra ES)

Pr. Edir Piris da Silva (Membro da 3ª Igreja Batista em Barcelona - Serra ES)

Mériton Soares da Silva (Vice-presidente da Primeira Igreja Batista em Aracruz)

Juliano Borotto da Hora (Presidente da Associação Beneficente Cultural Betesda)

Job Corrêa da Rocha (Participou da diretoria da Pibara)

Pr. Maxwell Scardini Kaiser (Pastor de Base de Serviço e Discipulado da Pibara)

Rubens Borges Severo (Diácono)

Maria Gomes de Souza (Membro da Pibara há 34 anos)

Pr. Sérgio Luis de Lima Inojoza (Pastor de Base de Missões e Comunhão da Pibara)