SERVIÇOS URBANOS E SEGURANÇA PÚBLICA FORAM OS ASSUNTOS EM DESTAQUE NA 56ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 03/05/2022 12h01, última modificação 03/05/2022 12h01
Vereadores pedem aumento no efetivo de agentes de vigilância para garantir mais proteção e segurança nos logradouros públicos

A falta de segurança nos logradouros públicos e a situação das ruas do município receberam críticas dos vereadores durante a 56ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 2 de maio. Os parlamentares criticaram sobretudo a vandalização dos cemitérios, repercutindo matéria sobre o assunto veiculada em um telejornal do estado, e pediram ao Executivo Municipal que convoque os vigilantes concursados para atuarem nestes espaços com o intuito de inibir o roubo e o dano às sepulturas. A falta de manutenção ou pavimentação em vias do município foi outro assunto que motivou queixas dos vereadores.

Sobre a depredação dos túmulos nos cemitérios, os vereadores Paim, Cecéu, Etienne Coutinho Musso, Roberto Rangel, Marcelo Nena, Tião Cornélio e Adriana Guimarães pediram ao Executivo que, além das câmeras de vídeo monitoramento já instaladas nestes locais, também sejam convocados os vigilantes aprovados em processo seletivo e que estão em cadastro de reserva.  “Estamos tendo alguns transtornos nos cemitérios, nos postos de saúde, nas escolas”, disse o vereador Paim, lembrando que há 240 profissionais de vigilância no quadro de reserva do último processo seletivo realizado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos para atuarem na segurança patrimonial. “Peço ao secretário de Administração para efetivar estes profissionais para dar segurança à nossa população”, pediu o parlamentar.

O vereador Tião Cornélio pediu também investigação sobre os roubos de peças de bronze de sepulturas dos cemitérios do município. “Se tem gente roubando é porque tem gente comprando. Peço que a Polícia Civil investigue.”

Outra forma de garantir mais segurança nos logradouros e nas ruas, segundo Adriana Guimarães, é a realização periódica de podas de árvores, de forma a não impedir o registro de imagens pelas câmeras de vídeo monitoramento.

Pavimentação

Outro assunto em destaque na fala dos vereadores foi a situação das ruas de bairros e distritos do município. Tião Cornélio lembrou que já foram feitos pedidos para pavimentação e manutenção da Rua Francisco Nunes Rangel, no bairro Vila Nova, que segundo disse, está intransitável. Ele também reclamou de um buraco na Rua 23 de Maio. “Um balde de asfalto tapa aquele buraco”. Na mesma linha, o vereador Bibi Rossato pediu agilidade no processo de licitação para obras de infraestrutura em dez ruas no distrito de Jacupemba. Segundo o vereador, parte da verba para as obras já está depositada na conta da Prefeitura.

Corroborando a fala dos colegas, o vereador Roberto Rangel disse que a qualidade de vida em Aracruz pode ser melhorada não só com grandes obras estruturantes, mas também com medidas que não demandam muitos recursos financeiros, citando como exemplo a manutenção dos espaços públicos (praças e quadras esportivas), e a limpeza e pavimentação das vias públicas. “A gente fica aqui pedindo para tapar buraco, para cortar árvore, para coisas básicas que já eram para estar acontecendo.”

Cmei de Mar Azul

O anúncio pela Secretaria de Educação sobre a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) de Mar Azul foi elogiado pelo vereador Jean Pedrini, que lembrou que este é pedido feito por parlamentares em atendimento à reivindicação de pais de crianças daquela comunidade. “É uma conquista histórica para Mar Azul, que vai aliviar as mães que precisam trabalhar e que vão ter onde deixar suas crianças”.

Complementando a fala do colega, Adriana Guimarães informou que serão 45 vagas para crianças de zero a três anos, com previsão de abertura das turmas para o mês de julho. “A comunidade de Mar Azul há muito tempo vinha esperando este momento.”

REQUERIMENTOS

Vereadores Jean Pedrini e Marcelo Nena – requerem ao prefeito municipal que seja providenciada a redução da taxa de iluminação pública em 30% no município de Aracruz.

Vereador Roberto Rangel – 1) solicita ao prefeito municipal que, no prazo de 30 dias, encaminhe ao gabinete deste vereador as seguintes informações: a) nome dos servidores públicos que atuam na fiscalização dos serviços prestados pela empresa SA Ambiental; b) cópia dos documentos desenvolvidos por estes servidores, bem como os boletins de fiscalização mês a mês, desde janeiro de 2018 até a presente data. 2) solicita ao prefeito municipal que, no prazo de 30 dias, encaminhe ao gabinete deste vereador a cópia integral do processo licitatório nº 1161/22, cujo objeto é a contratação da empresa para execução da obra de pavimentação e macrodrenagem da Grande Bela Vista, cuja vencedora do certame foi a empresa Auditerra Terraplenagem Eireli.