SAÚDE, TRÂNSITO E LIMPEZA PÚBLICA FORAM OS ASSUNTOS EM DESTAQUE NA 78ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 18/10/2022 12h05, última modificação 20/10/2022 09h47
Durante a Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram ainda 17 projetos de decreto legislativo

A preocupação com a possibilidade de suspensão dos serviços de assistência à saúde do Hospital Maternidade São Camilo, já comentada em sessões anteriores, voltou a ser manifestada pelos parlamentares na 78ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 17 de outubro. A vereadora Adriana Guimarães informou que apesar dos repasses da Prefeitura Municipal para a instituição estarem sendo cumpridos, médicos do Hospital têm ameaçado suspender os atendimentos por falta de recebimento de salários. Segundo a vereadora, há uma ameaça real de paralisação dos serviços, o que privaria a população de atendimento médico no único hospital do município. “Vamos ter que enviar nossos pacientes para outros municípios? Onde está o erro? Está nas gestões anteriores do Hospital? Os culpados têm que ser penalizados”, cobrou a vereadora.

Também em relação à saúde, o vereador Bibi Rossato voltou a pedir a disponibilização de uma ambulância para atender os moradores do distrito de Jacupemba. Segundo ele, foram aprovadas emendas parlamentares na Câmara Federal disponibilizando recursos para aquisição do veículo, mas até o momento o distrito não conta com ambulância.

Por sua vez, o vereador Roberto Rangel chamou atenção para o projeto de Lei Orçamentária para o próximo ano. Segundo ele, o projeto enviado à Câmara prevê uma redução em investimento em saúde da ordem de “8 milhões de reais a menos para o ano que vem em relação a este ano”.

Limpeza pública

Outro assunto em destaque na 78ª Sessão Ordinária foi a limpeza pública. O vereador Cecéu pediu à Prefeitura mais agilidade no serviço de limpeza. Como exemplo, ele citou a situação da rua principal do bairro Itaputera, que está coberta de mato e as árvores que margeiam a via estão sem poda. Por outro lado, o vereador Jean Pedrini agradeceu ao Executivo Municipal pela realização do serviço de limpeza do Rio Guaxindiba, na Barra do Sahy, iniciada nesta segunda-feira, 17.

Ainda sobre limpeza pública, o vereador Marcelo Nena disse ter levado ao Executivo pedido para conclusão do cadastro imobiliário, o que poderá reduzir o valor taxa de lixo com a inclusão de mais contribuintes para efeitos de cobrança da taxa.

Trânsito

Os vereadores Etienne Coutinho Musso e Roberto Rangel falaram sobre o trânsito, criticando os engarrafamentos na cidade desde as mudanças empreendidas pelo Detran nas vias do distrito Sede. Os vereadores criticaram ainda a criação de ciclofaixas em vias movimentadas, que segundo eles, têm sido mais utilizadas por motociclistas do que por ciclistas. Rangel voltou a pedir a criação da Guarda Municipal em Aracruz, que além de auxiliar na segurança da população, poderia atuar também na organização do trânsito na cidade.

Gabinete itinerante

O vereador Vilson Jaguareté informou sobre o trabalho itinerante junto às aldeias indígenas, que será iniciado por seu gabinete já esta semana na Aldeia Pau Brasil. “Iremos in loco ouvir as demandas das comunidades e para que estas possam avaliar o serviço público municipal.”

Projetos aprovados

Na fase da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram 17 projetos de decreto legislativo para concessão de honrarias. Abaixo, a lista dos projetos aprovados:

Decreto Legislativo nº 010/21, de autoria do vereador Lula: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Raul Edmo Teixeira Amiti.

Decreto Legislativo nº 080/21, de autoria do vereador Lula: concede título de Cidadã Aracruzense à senhora Janemar Aparecida Corrêa.

Decreto Legislativo nº 082/21, de autoria do vereador Lula: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Lindovaz Pucente Vaz.

Decreto Legislativo nº 023/22, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: concede Prêmio Destaque Homens Aracruzenses ao senhor Lazaro Queiroz Jardim.

Decreto Legislativo nº 024/22, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: concede Prêmio Destaque Mulher Aracruzense à senhora Marinete Souza Marques Martins.

Decreto Legislativo nº 025/22, de autoria do vereador Tião Cornélio: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Leandro Comper Sperandio.

Decreto Legislativo nº 026/22, de autoria do vereador Jean Pedrini: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Robson Carlos Francisco.

Decreto Legislativo nº 027/22, de autoria do vereador Vilson Jaguareté: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Paulo Victor Duarte Broeto.

Decreto Legislativo nº 028/22, de autoria do vereador André Carlesso: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Jean Carlo Gratz Pedrini.

Decreto Legislativo nº 029/22, de autoria do vereador André Carlesso: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Antônio Viana.

Decreto Legislativo nº 030/22, de autoria do vereador Jean Pedrini: concede título de Cidadã Aracruzense à senhora Gabriela Cunha de Castro.

Decreto Legislativo nº 032/22, de autoria do vereador Jean Pedrini: concede título de Cidadã Aracruzense à senhora Liceliana de Souza Jesus.

Decreto Legislativo nº 033/22, de autoria do vereador Jean Pedrini: concede título de Cidadã Aracruzense à senhora Joice Benedita dos Santos Lopes Miranda.

Decreto Legislativo nº 035/22, de autoria do vereador Cecéu: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao senhor Janilson Ribeiro Barbosa.

Decreto Legislativo nº 036/22, de autoria do vereador Tião Cornélio: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao senhor José Magno Pereira Gomes.

Decreto Legislativo nº 041/22, de autoria do vereador André Carlesso: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao senhor Adilton Rangel Nascimento.

Decreto Legislativo nº 044/22, de autoria do vereador André Carlesso: concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Sebastião Xavier de Sá Neto.