REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

por Wagner Felicio Junior publicado 23/11/2021 19h05, última modificação 23/11/2021 19h05
Atendimento às crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista é tema de reunião na Câmara

No último dia 17, quarta-feira, a Comissão Permanente de Saúde, Meio ambiente e Educação reuniu-se sob a presidência do vereador Leandro Rodrigues Pereira, contando com a presença dos vereadores Vilson Benedito de Oliveira, Etienne Coutinho Musso, Marcelo Nena, Carlinhos Mathias, Roberto Rangel e Adriana Guimarães Machado. Compareceram como convidados, Eliete Gonçalves, membro do Conselho de Educação; Michele Aparecida, representante da SEMED; Flávia Cândida Ferreira, mãe de portador de portador de Transtorno do Espectro Autista; Mirka Honorato, pedagoga, e Ísis Cruz, representante da SEMSA.

A reunião teve como objetivo debater o atendimento às crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista no município de Aracruz, tanto no âmbito da saúde quanto no âmbito educacional. O vereador Vilson informou que a reunião foi solicitada pois a demanda é antiga e as famílias estão questionando o que o município tem feito em relação a essas questões.

A senhora Eliete Gonçalves informou que existem 27 escolas do município que contam com salas de recursos especiais para atender alunos que possuem algum tipo de deficiência. Disse que está sendo feito um bom trabalho e convidou os vereadores para visitar as escolas e as salas de recurso.  A senhora Flávia Cândida Maria informou que seu filho é portador do Transtorno do Espectro Autista e disse que os pais de alunos que possuem essa condição estão se organizando para cobrar melhorias do Poder Público, principalmente em relação à necessidade de profissionais especializados, como neuropediatras.

A pedagoga Mirka Honorato fez uso da palavra e falou da sua experiência de muitos anos trabalhando no atendimento a pessoas portadoras de deficiência, não apenas portadores de Transtorno do Espectro Autista, e sobre a importância de profissionais especializados e bem treinados para atender a essas pessoas de maneira eficiente e satisfatória. Afirmou que realmente faltam profissionais como neuropediatras, psicólogos e fonoaudiólogos, e que o ideal seria a construção de um Centro de Atendimento Especializado em Aracruz.

A senhora Ísis Cruz, representante da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o plano da Secretaria é ter trabalhos voltado para os autistas, e que a partir de janeiro de 2022 haverá parceria com a APAE para acolhimento e atendimento compatível com o plano Socioeducativo Municipal, com terapia individualizada e específica.

tebrita
tebrita disse:
27/07/2022 07h45
<a href=https://buycialikonline.com>Cialis</a> Staging of sarcoidosis on CXR a.
Comentários foram desativados.