QUALIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO FOI O ASSUNTO QUE DOMINOU A 2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL

por Vinicius de Paula Almeida publicado 23/02/2021 15h05, última modificação 23/02/2021 15h10
Durante a sessão também foi informado a composição das Comissões Permanentes do Legislativo Municipal

A má qualidade do serviço de transporte ofertado à população de Aracruz foi o assunto que dominou a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 22. Parlamentares também apontaram problemas que a população tem enfrentado no que diz respeito aos serviços de água e esgoto prestados pela Cesan no município, especialmente nos bairros e distritos da orla, e pela EDP no fornecimento de energia, sobretudo na zona rural de Aracruz.

Ainda no início da sessão, o presidente da Câmara, vereador Lula, informou a formação da composição das quatro comissões permanentes da Casa, definida no último dia 11. Cabem as Comissões a análise das proposições de projetos de leis apresentados à Câmara e o atendimento às demandas da população em assuntos tais como fiscalização, meio ambiente, defesa do cidadão, saúde e educação.  

Serviço e estradas

Sobre o transporte público, os vereadores Adriana Guimarães, Marcelo Nena, Bibi Rossato, André Carlesso, Paim e Léo Pereira apontaram problemas como falta de manutenção e limpeza e menor número de ônibus em circulação, além de corte de linhas, o que tem provocado lotação nos veículos, fatos que trazem preocupação neste momento de pandemia da Covid-19. Nesse sentido, Marcelo Nena disse pretender encaminhar pedido para que vereadores possam estar representados nas comissões do Poder Executivo que estabelecem contratos com as concessionárias de serviços públicos em Aracruz, para que a elaboração desses contratos possa ser acompanhada pelo Poder Legislativo.     

Em relação aos serviços prestados pela Cesan, o vereador Léo Pereira apontou que, entre outros problemas, a concessionária tem demorado até 30 dias para fazer a ligação da rede de água e esgoto quando solicitada por moradores da orla. Em vista da situação, ele propôs aos vereadores encaminhar um ofício à Agência Reguladora de Serviços Públicos informando os fatos e cobrando providências, além de convite para que a empresa envie um representante à Casa de Leis para esclarecimentos. Proposta semelhante foi feita pelo vereador Paim em relação à EDP, para convite ao superintendente da concessionária em Aracruz, no intuito de esclarecer os problemas de fornecimento de energia elétrica, sobretudo nos bairros e distritos da zona rural do município. 

Por sua vez, o vereador Bibi Rossato alertou para a proximidade do início da colheita do café e a necessidade de recuperação das vias na zona rural do município para o escoamento da produção. Segundo ele, é preciso que a Secretaria Municipal de Agricultura faça uma programação de serviços de patrolamento nestas vias. Pedido semelhante foi feito pelo vereador Vilson Jaguareté em relação às vias nas aldeias indígenas.

A vereadora Etienne Musso Coutinho informou ter se reunido com representantes da Secretaria de Transportes Urbanos e da Fiscalização e Posturas para encaminhar solução de combate à proliferação de pombos numa casa abandonada localizada ao lado do Mercado Municipal, a fim de evitar doenças que pode ser transmitidas pelos animais. 

INDICAÇÕES

Vereador Paim – Solicita uma operação “tapa buraco” e devida sinalização da Avenida Castelo Branco.

REQUERIMENTOS

Bibi Rossato – requer encaminhar a família de Delvina Pinto Terra moção de pesar por seu falecimento.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.