Plenário da Câmara sedia debate sobre a disponibilidade de vagas em escolas estaduais do município de Aracruz

por lvillaca — publicado 20/01/2023 16h34, última modificação 20/01/2023 16h34
Reunião foi realizada a pedido do Conselho Tutelar e contou com a presença de representantes da SEDU, SEMED, e de pais de alunos

          Na última quinta-feira, 19/01/2023, às 13 horas, reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz, representantes da Secretaria de Estado da Educação, representantes da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Conselho Tutelar de Aracruz, o Deputado Estadual eleito Alcântaro Filho, além do Presidente da Câmara Alexandre Manhães, e dos Vereadores Adriana Guimarães, André Carlesso, Alcihélio Ceceu, Léo Pereira e Marcelo Nena. A reunião, proposta pelo Conselho Tutelar da sede, teve como objetivo discutir a questão das vagas disponíveis nas Escolas Estaduais do Município de Aracruz.   

Também estiveram presentes à reunião alguns pais de alunos, que na ocasião relataram descontentamento com a obrigatoriedade do regime de ensino em tempo integral que deve ser adotado por algumas escolas localizadas no município. Dentre os questionamentos apresentados, podemos destacar questões relativas ao transporte dos alunos e aos horários de saída das escolas, o que, segundo os pais, poderia colocar em risco a segurança dos estudantes.

Em contrapartida, os representantes da área da educação defenderam os resultados da escola em tempo integral e afirmaram tratar-se de uma política de iniciativa federal, que cada vez mais deve ser adotada pelos estados e municípios do país, afirmaram ainda que a implementação do ensino em tempo integral contribui para diminuir a evasão escolar e proporciona aos alunos uma formação acadêmica de melhor qualidade.

Após ampla discussão, foi firmado entre as partes o compromisso de buscar soluções que contemplem tanto os pais que pretendem matricular seus filhos em escolas de regime regular de ensino, quanto àqueles que desejam a matrícula em instituições de tempo integral.

Os vereadores presentes à reunião, assim como o deputado Alcântaro Filho, mostraram-se dispostos a buscar alternativas para os problemas apresentados, e afirmaram que, embora reconheçam os bons resultados das escolas de tempo integral, é necessário atender também aos pais que pretendem matricular seus filhos em regime de turno único.