MOROSIDADE NA REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS É CRITICADA DURANTE A 104ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 30/05/2023 15h40, última modificação 02/06/2023 07h48
Parlamentares cobram agilidade na realização de serviços de reforma e conservação de ruas, quadras e praças públicas de Aracruz

Obras que não avançam e falta de manutenção e reforma de praças e quadras esportivas mereceram críticas dos vereadores durante a 104ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 29, repercutindo queixas de moradores de bairros e comunidades de Aracruz. Entre as queixas apontadas estão obra na quadra esportiva no bairro Jequitibá que não avança, falta de iluminação pública nas aldeias indígenas, praça em Barra do Riacho em estado de abandono, bueiros e crateras em ruas do município. “A gente precisa de agilidade, de entregar um serviço de qualidade à população, que está clamando”, disse a vereadora Adriana Guimarães. Para exemplificar, Adriana informou que há mais de oito meses que vereadores pediram ao Executivo Municipal a troca de um refletor no Campo do Geraldão, no Bairro de Fátima, e o serviço não foi realizado. “Nós conseguimos a doação de um refletor e nem assim conseguiram colocar iluminação. Está tudo escuro lá”.

Adriana Guimarães ainda citou falta de manutenção no Campo do São Marcos. “O projeto social [que é realizado lá] está parado”. Segundo ela, há recurso de emenda federal para realização de reforma da praça. “O dinheiro está aí. É preciso dar agilidade para entregar um projeto que tem mais de 200 famílias [atendidas]”. Na mesma linha, o vereador Lula informou sobre uma demanda para instalação de um jogo de traves no Campo do Mariano, no bairro Novo Jequitibá, que há mais de seis meses ele tem tentado resolver junto ao Executivo Municipal. “São coisas pequenas, mas de grande valia para a comunidade.” Lula pediu ainda que o Executivo faça uma cobertura na quadra da praça do bairro, para que o local possa servir para uso tanto de atletas como para eventos de instituições religiosas.

Outros logradouros públicos que requerem atenção do Executivo, segundo o presidente da Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, são as quadras esportivas da praça do bairro Vila Nova. “Fizeram alguns trabalhos lá, mas tiraram os bancos e não colocaram de volta.” Manhães citou também o campo de soçaite na praça de Barra do Riacho, de onde foi retirado o alambrado e cujo piso apresenta ondulações, dificultando a prática esportiva no local. Em aparte, os vereadores Jean Pedrini e Etienne Coutinho Musso explicaram que a retirada do alambrando se deve à obra de macrodrenagem que será feita no local. “Tem que usar parte da área para colocar os equipamentos [que serão utilizados na obra]”, explicou Pedrini. “Então é importante informar a comunidade, que fica sem saber o que está acontecendo”, contrapôs Manhães.

A vereadora Etienne Coutinho Musso cobrou por um serviço de desobstrução de um bueiro na Rua Olinto Nascimento, no bairro Vila Rica. “Esse bueiro vive entupindo e atormentando todos que ali moram”. O vereador Bibi Rossato informou sobre uma demanda de moradores de Jacupemba para instalação de quebra-molas em vias do distrito, mas que ainda não foi atendida. Da mesma forma, o vereador Roberto Rangel pediu providências ao Executivo sobre uma cratera que se abriu numa rua do bairro Cupido e que está na mesma situação há mais de uma semana. Por sua vez, o vereador Vilson Jaguareté voltou a pedir iluminação pública nas aldeias indígenas. Depois de conversa com o secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo, o vereador acredita que ainda este ano a questão, “que se arrasta desde a gestão passada”, estará resolvida.

Obras que avançam

Por outro lado, os vereadores André Carlesso, Jean Pedrini, Paim e Elizeu Costa listaram obras e serviços que estão sendo projetados e realizados em bairros e comunidades do município, como o projeto para construção de área de lazer no bairro Pôr do Sol, citada por Carlesso; o projeto para ampliação da área do campo de futebol na Barra do Sahy, citdado por Pedrini; a realização de reforma de uma ponte na comunidade do Retiro, citada por Paim. Já Elizeu Costa citou as obras e benfeitorias que o Executivo vem realizando, como a obra de macrodrenagem da Grande Bela Vista, “uma das maiores obras de Aracruz”; e a reforma da Escola Eurípedes Nunes Loureiro, em Itaputera, “que está dentro do prazo”.

VOTAÇÃO EM TURNO ÚNICO

Durante a 104ª, os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 003/2023, de autoria do Executivo Municipal, que altera o Anexo IV da Lei nº 3536, de 13/12/2011 e dispõe sobre a reorganização da estrutura do plano de cargos, carreiras e vencimento para acrescentar atribuições específicas de atuação aos cargos de provimento efetivo na área de engenharia, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman).

REQUERIMENTOS

Vereador Roberto Rangel – requer à Prefeitura Municipal que encaminhe ao gabinete deste vereador informações sobre quais servidores que residem fora do município estão utilizando veículos e combustível da Prefeitura no deslocamento para suas residências.

Vereador Jean Pedrini – requer à presidência da Casa de Leis a realização de uma Sessão Solene, no dia 13 de setembro, em homenagem aos 15 anos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Campus Aracruz).

Vereador Alexandre Manhães – requer à Prefeitura Municipal cópia integral dos processos de contratação das empresas relacionadas ao vídeo monitoramento e ao cerco eletrônico, de 2019 até a presente data.