MESA-REDONDA: SETEMBRO AMARELO

por Wagner Felicio Junior publicado 01/10/2021 16h10, última modificação 04/10/2021 14h35
Evento marcou o encerramento de mês dedicado à prevenção ao suicídio

Na última quarta-feira, dia 29, foi realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz, a “Mesa-redonda: Setembro Amarelo”, com temática voltada à prevenção ao suicídio.

O evento ocorreu por iniciativa do vereador André Carlesso e contou também com a presença do vereador Sebastião Sfalsin.

A palestra, que marcou o encerramento da campanha de prevenção ao suicídio intitulada “Setembro Amarelo”, contou com a participação de especialistas no assunto, oriundos de diferentes áreas, e teve como objetivo alertar e informar a população acerca do tema.   

Foram convidados para compor a mesa a secretária municipal de saúde Rosiane Scarpatti; a servidora do município Juliana Monteiro Oliveira, representante de Unidade Básica de Saúde; a secretária de desenvolvimento social e trabalho Dileuza Marins Del Caro; a subsecretária de saúde Gilcinéia Xavier; o psicólogo, colaborador do CVV (Centro de Valorização da Vida) e representante do NAVIL (Núcleo de Apoio à Vida de Linhares) Jobson Freitas; a advogada, psicóloga e membro do Conselho de Assistência Social do Município de Linhares Patrícia Lima Santos; a secretária interina de educação Marineuza Soares Pimentel e o secretário municipal de comunicação Wagner Baraldi. O Corpo de Bombeiros esteve representado pelo Major Lucas Sossai Waldetário.

O tema, que tem grande relevância para a sociedade de uma forma geral- pois a prática infelizmente ocorre nos mais diferentes contextos e classes sociais- pôde ser discutido sob diferentes perspectivas, haja vista a diversidade de formações e experiências profissionais de cada um dos convidados participantes, o que tornou a reunião bastante produtiva e abrangente.

Apesar de o assunto ainda ser tratado por muitos como um tabu, esclarecer e informar a população tem se mostrado   importantes ferramentas de prevenção ao suicídio e acolhimento às famílias.

Assista à íntegra da reunião em: https://www.youtube.com/watch?v=Yg9Eym76dj4