MÉDICOS DE ARACRUZ SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL
Em Sessão Solene alusiva ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, a Câmara de Aracruz homenageou, na noite de terça-feira, 21, 46 médicos atuantes no município, em um reconhecimento aos profissionais que dedicam suas vidas ao cuidado com a saúde e ao bem-estar da nossa população. Proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Jean Pedrini, e pelo vereador Dequinha da Vila, a solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, também médico homenageado na noite solene, do vice-prefeito, Beto Vieira, da secretária municipal de Gestão Estratégica, Jeesala Mayer Coutinho, de vereadores e dos familiares dos demais profissionais homenageados.
Em seu pronunciamento, Jean Pedrini expressou sua admiração pelos médicos, dizendo que qualquer palavra “não alcança um por cento daquilo” que os médicos representam para a sociedade “desde quando a gente chega a este mundo através do parto”. O presidente da Câmara lembrou ainda dos profissionais nas unidades de saúde e nos pronto-atendimentos do município, atuando no dia-a-dia para cuidar da saúde da população. Por fim, Pedrini disse que é uma honra para Câmara promover a homenagem aos médicos atuantes em Aracruz.
Dequinha da Vila disse ser “com imensa alegria e gratidão que realizamos essa Sessão Solene em homenagem ao Dia dos Médico”. Ele agradeceu aos médicos que atenderam o convite da Câmara para receberam a homenagem que tanto merecem. “Deixo aqui o nosso respeito, a nossa gratidão e a nossa profunda admiração a cada médico e médica que dedicam suas vidas a salvar vidas.”
Os vereadores Léo Pereira e Tião Cornélio também usaram da palavra para exaltar “uma das mais nobres vocações, ser médico, profissionais que acolhem, tratam e salvam vidas”, destacou Léo. Tião Cornélio aproveitou a ocasião para exibir em vídeo o depoimento de seu filho Gustavo, que teve sua saúde restabelecida pelos cuidados dos médicos Christopher Oliveira Quinonez Diaz e Sixto Nelson Quinonez, depois de sofrer um grave acidente ainda na infância. “Eu jamais esquecerei, Dr. Christopher e Dr. Sixto, do que vocês fizeram por nossa família”, disse emocionado Tião Cornélio.
Pronunciamentos
Também usaram da palavra na noite solene, a secretária de Ação Estratégica, Jeesala Mayer Coutinho, que destacou o papel do médico como aquele profissional que cuida de vidas e “vida e saúde são o que a gente tem de mais precioso. Então, essa gratidão e esse agradecimento são mais que justo”; e o vice-prefeito Beto Vieira, que declarou que “o Dia do Médico é uma oportunidade para ressaltar o papel essencial de quem todos os dias dedica conhecimento, tempo e energia para cuidar da vida das pessoas (...) e para nós, que estamos a frente da gestão pública, reconhecer isso é também assumir um compromisso de valorizar, estruturar e fortalecer o sistema municipal de saúde para que o profissional possa exercer seu trabalho com dignidade e condições adequadas”.
Por sua vez, o prefeito Dr. Coutinho disse falar não apenas como prefeito, “mas também como colega de profissão e como alguém que já sentiu, no silêncio de uma madrugada, o peso e a grandeza de ter nas mãos a responsabilidade pela vida de outra pessoa. Falo como quem sabe que ser médico é viver entre a ciência e a fé, entre o conhecimento e a razão”, disse o prefeito, que ressaltou que o Dia do Médico “é mais que uma data, é um momento de reflexão sobre o propósito que nos move (...) e reconhecer que a nossa profissão não é feita apenas de estetoscópio, de receita ou de cirurgia, ela é feita de humanidade.”
A médica Nina Mori Borges Pestana, diretora técnica clínica do Hospital Maternidade São Camilo, falou em nome dos homenageados da noite, destacando “a honra e o prazer imensurável de estar aqui, junto a tantos colegas.” Ela parabenizou todos os médicos que exercem a Medicina com amor. “Não há como exercer a Medicina sem amor (...) Cuidar de gente precisa [de amor].”
Homenagens
Além dos homenageados e das autoridades que usaram da palavra, a solenidade contou também com a presença dos vereadores Renato do Detran, José Gomes dos Santos (Lula), Vilson Jaguareté, Paim, Daniel Caldas (Dandan), Gustavo Rossoni, Alex Hander, Marcelo Nena, Edilson Spinassé e Emanuel Delgado da Silva (Kapitão). As vereadoras Mônica Cordeiro, Adriana Guimarães e Etienne Coutinho Musso não puderam comparecer à solenidade por estarem cumprindo agenda em Brasília.
Na parte final da Sessão Solene, os 46 médicos homenageados na noite receberam certificados como uma singela homenagem da Câmara de Aracruz pela brilhante contribuição que ofertam à população do município.