Sessão Solene comemora 77 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 17/04/2018 11h45, última modificação 18/04/2018 17h28
Colaboradores: Manuela Santos Neves
A missão da Assembleia de Deus em Aracruz foi iniciada em 1941, na localidade de Biriricas.

Aniversário da Assembleia de Deus em Aracruz

O trabalho missionário que a Igreja Evangélica Assembleia  de Deus (Convenção Cadeeso) realiza há 77 anos em Aracruz foram relembrados e exaltados na Sessão Solene realizada no dia 13 de abril, na Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Alcântaro Filho (Rede), que em pronunciamento, reconheceu na missão evangelizadora da Assembleia de Deus a busca pelo Reino Deus e pela Justiça Divina, como posto em Mateus 6:30: “buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e o mais lhe será acrescentado”.

“O que esta Igreja tem feito, muitas vezes sacrificando algumas condições econômicas da própria Igreja e das Congregações, o fato de dispender tempo e energia para pregar a palavra de Deus, para estender a mão para as famílias de Aracruz, isso é buscar a Justiça de Deus,” disse Alcântaro, que completou: “a obra da Assembleia de Deus no município de Aracruz é muito mais importante do que o Poder Executivo, é muito mais importante que o Poder Legislativo, porque o que a gente faz o tempo corrói, mas a obra missionária que a Igreja tem feito é eterna”.

A sessão foi aberta com uma oração proferida pelo pastor e vereador em Vila Velha, Reginaldo Almeida. Em seguida foi exibido um vídeo contando a história da presença da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz, cuja missão no município se inicia em 1941, na localidade de Biriricas, pelas mãos do irmão Oscar Castelo. Em 3 de abril de 1943 é inaugurado o primeiro templo, também em Biriricas, e em 1950 é erguido o templo na sede do município.

Hoje a Igreja Assembleia de Deus está presente em todos os bairros e distritos de Aracruz, congregando mais de cinco mil fiéis. Em seguida, se pronunciaram o pastor Arnaldo Candeias, presidente da Convenção das Assembleias de Deus do ES e Outros, (Cadeeso), que parabenizou Alcântaro Filho e a Câmara Municipal por “essa sessão solene que nos traz a lembrança de tantos que já passaram por essa cidade”; e o pastor Geraldo Pinto de Oliveira presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz, que disse que a homenagem recebida é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Igreja. “É a primeira vez que nossa igreja tem a oportunidade de ser homenageada nesta casa. Nossa igreja está aqui há 77 anos e nesse tempo tem procurado servir a Deus e servir também ao próximo.”

Autoridades e homenageados

A sessão solene em homenagem a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Aracruz contou com a presença também do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, dos vereadores Alexandre Manhães (MDB), Carlito Candin (PRP) e Marcelo Nena (PSL), além do vereador do município da Serra, Guto Lorenzoni. A noite solene foi encerrada coma entrega de 28 certificados homenageando os presbíteros e evangelistas e pastores que trabalham para compartilhar a palavra do Deus vivo através da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz. Abaixo, a lista de homenageados:

1 - PRESBÍTERO CARLOS ANDRÉ DE J. PRAZERES

2 - PRESBÍTERO PATRICK MARQUES DOS SANTOS