Servidores da Câmara de Aracruz participam de cursos de capacitação oferecidos pelo Senado Federal

por Isaac Ribeiro — publicado 17/07/2017 21h00, última modificação 05/10/2017 09h59
As aulas foram ministradas na Câmara Municipal de Vila Velha.

Os servidores também serão responsáveis pela implantação do sistema

Um grupo formado por oito servidores da Câmara Municipal de Aracruz que foram empossados esse ano participou de uma semana de capacitação oferecida pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal. No Espírito Santo, a Oficina Interlegis foi realizada na Câmara Municipal de Vila Velha e contou com a participação de profissionais de 10 casas legislativas do estado.

Ainda na primeira etapa dos cursos, os servidores da Câmara de Aracruz também puderam participar Oficina de Portal Modelo, que prestou assessoria quanto à criação, instalação e manutenção de um novo portal de informações relacionadas à Câmara Municipal. A implantação do sistema, que é gratuito, será oficializada após a assinatura de um convênio entre à Câmara e o Instituto Legislativo Brasileiro, em Brasília.

Já a Oficina Interlegis apresentou e mostrou as formas de operação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que é uma ferramenta que simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

Entre suas principais funções estão: elaboração de proposições; protocolo e tramitação das matérias legislativas; organização das sessões plenárias; manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações dentre outras questões.

O agente administrativo legislativo, Lucas Freitas Roque, foi um dos participantes das duas oficinas. Ele tomou posse no cargo em maio desse ano. “Estou muito satisfeito com a toda a vivência da Câmara por sentir um investimento no servidor, especialmente, no que tange a curso e capacitação, tendo em vista que acabei de tomar posse e já estou sendo encaminhado a cursos que focam na melhoria do sistema legislativo e da gestão interna da Câmara”, destacou o servidor da Câmara de Aracruz.

O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede) relembrou que no ano passado a Câmara de Aracruz ocupou a 38ª posição no ranking do Tribunal de Contas do Espírito Santo no que diz respeito à transparência das Câmaras Municipais do Espírito Santo. O presidente pretende estruturar a Casa de Leis para ocupar uma das cinco primeiras posições dos indicadores estaduais.

“O convênio da Câmara de Aracruz com o Instituto Legislativo Brasileiro tem como objetivos a modernização do processo legislativo que empregamos na Câmara e ampliação do acesso à informação ao cidadão de Aracruz. A partir daí, será mais fácil pesquisar indicação do vereador, votos, presença e até mesmo a ata das sessões. Estamos trabalhando para dar ainda mais transparência no Legislativo Municipal de Aracruz”, informou o Alcântaro.

Informações à imprensa:

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro