Comissão de Constituição e Justiça reúne PM, PC, Bombeiros e CISA para discutir segurança em Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 29/03/2017 21h00, última modificação 05/10/2017 09h59
Os vereadores vão promover um amplo debate acerca da segurança pública de Aracruz.

A Comissão reuniu PM, PC, Corpo de Bombeiros e o CISA

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Aracruz reuniu representantes das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Interativo de Segurança de Aracruz (Cisa) –da sede e da orla- para discutir quais as demandas do conselho e de cada corporação. Participaram do encontro os vereadores Alexandre Manhães (PMDB), Dileuza (PSB), Carlito Candin (PRP) e o presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede).

O vereador Alexandre Manhães explicou que o CISA-Sede e o CISA-Orla são duas entidades que foram criadas para dar suporte aos órgãos de segurança do município. Na legislatura passada, foram aprovadas duas emendas sendo que R$ 120 mil seriam destinados ao CISA-Sede  e R$ 50 mil ao CISA-Orla.

“As corporações trouxeram demandas que antes eram supridas com a verba disponibilizada pelo CISA. Já há alguns anos, o Cisa não recebe o repasse que deveria ser feito pelo Executivo. Os valores, inclusive, já foram aprovados no orçamento. Vamos encaminhar o ofício ao Governo Municipal, se possível, assinado pelos 17 vereadores para que o Executivo acelere o repasse”, disse.

Para a vereadora Dileuza, a discussão do tema contribui com a qualidade de vida do cidadão de Aracruz. “A segurança pública faz parte do dia a dia da nossa comunidade, principalmente, neste momento em que enfrentamos vários problemas na área da segurança. Temos uma defasagem no efetivo policial e estamos perdendo as câmeras de videomonitoramento por um período indeterminado”, pontuou.

O presidente da Câmara, Alcântaro Filho destacou o trabalho das corporações, sobretudo, a importância que CISA tem na cidade. O parlamentar informou que o assunto será discutido pelos 17 vereadores. Ao final, uma audiência deverá ser promovida com representantes da Prefeitura de Aracruz, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, sociedade civil organizada e empresários da região.

A discussão em torno da segurança será ampliada na Câmara

“A segurança pública é um tema que envolve nossa sociedade. Além desse importante trabalho da Comissão, vamos ampliar o debate e convocar todas as corporações para tomarmos conhecimento de todas as dificuldades e desafios vivenciados na rotina de quem cuida da nossa segurança. A partir daí, numa pauta acompanhada por todos os 17 vereadores, vamos discutir soluções e exigir maior atenção do Governo Estadual”, afirmou o presidente.

Informações à imprensa:

Texto: Isaac Ribeiro