Câmara promove diálogo entre Secretaria de Educação e lideranças comunitárias sobre fechamento da escola de Mar Azul

por Isaac Ribeiro — publicado 07/02/2018 17h40, última modificação 07/02/2018 18h37
Colaboradores: Manuela Santos Neves
O recadastramento dos alunos será feito, na escola, entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Câmara promove diálogo entre Secretaria de Educação e lideranças comunitárias sobre fechamento da escola de Mar Azul

Encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara.

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Celson da Farmácia (PRB), reuniu na tarde desta quarta-feira (7) representantes da Secretaria Municipal de Educação e lideranças comunitária Mar Azul para buscar resolver o impasse que se estabeleceu com a notícia do fechamento da Escola Municipal da comunidade.

 

Após ouvir as partes, os vereadores sugeriram que seja realizado o recadastramento para verificar o quantitativo de alunos na comunidade. A partir deste resultado será decida a manutenção ou não da escola.  Com o consenso firmado, ficou decido que nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, os pais de alunos serão comunicados – através de carro de som, rádio e pelas redes sociais – sobre o recadastramento. Aqueles que tiverem interesse deverão comparecer à escola para o recadastramento, que será realizado entre os dias 19 e 23, na parte da manhã (das 8h às 12h). 

 

Impasse

O impasse surgiu pela decisão da Secretaria de fechar a escola, alegando o baixo número de matrículas realizadas na instituição, o que inviabilizaria sua manutenção. A informação foi contestada pelas lideranças da comunidade, que acusaram a Secretaria de direcionar matrículas para outras instituições, fato que causou baixo número de matrículas na escola de Mar Azul. A subsecretária de Educação, Rosa Maria Ghidetti Rocha, disse que a informação não procede, pois já no ano passado a escola já apresentava baixo número de alunos, o que não justificaria sua manutenção segundo diretrizes do Ministério da Educação (Mec).

 

Outra questão que incomodou a comunidade foi a forma repentina de como foi informada sobre o fechamento da escola, sem que os pais fossem comunicados com antecedência. Dessa forma, alguns pais alegaravam não saber em que escola seus filhos haviam sido matriculados até a véspera do início do ano letivo.  A reunião serviu então para restabelecer o diálogo entre a Secretaria de Educação e as lideranças de Mar Azul. Na conciliação promovida pelos vereadores, lideranças e representantes da secretaria se comprometeram a discutir novamente a destinação que será dada ao prédio da escola, um bem da comunidade, caso, após o recadastramento, fique decidido pelo fechamento da escola. 

 

Informações à imprensa:

Texto: Manuela Santos Neves

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro

Contato 27 3256- 9489 | 9 9946-6918

E-mail: comunicacao@cma.es.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/camaraaracruz