Câmara aprova cessão de área do município para implantação de unidade do Senac em Aracruz

por Isaac Ribeiro — publicado 25/04/2018 10h30, última modificação 26/04/2018 10h41
Colaboradores: Manuela Santos Neves

Na 55ª sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei 008/2018 que autoriza o Executivo Municipal a doar área de terra para implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Aracruz, que será voltada à realização de cursos e outras atividades de educação profissional, visando a inserção da população local e regional no mercado de trabalho.

A 55ª sessão ordinária foi realizada excepcionalmente na terça-feira (24) devido ao luto oficial decretado em virtude do falecimento do servidor Darly Soares Cabidelli, ocorrido no domingo (22). Logo no início da sessão foi observado um minuto de silêncio em sua memória. Em seguida, o presidente da Casa, Alcântaro Filho (Rede), de quem Cabidelli era assessor, expressou o sentimento de luto e saudade pela lembrança de “um homem dedicado à família, aos amigos, às causas sociais” do município de Aracruz. Os demais vereadores manifestaram tristeza pelo corrido e prestaram condolência à família de Darly Cabidelli e ao vereador Alcântaro.

Castanheiras da orla

Ainda sobre a polêmica em torno do corte de castanheiras na orla de Aracruz, um assunto que vem causando insatisfação entre moradores da região, a vereadora Dileuza (PSB) informou que conversou com o secretário de Meio Ambiente, Wagner José Elias Carmo, e este garantiu que não haverá mais cortes até que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) cumpra a condicionante de reunião para ouvir os moradores das comunidades afetadas.

Unidades Básicas de Saúde

O vereador Celson da Farmácia (PRB) destacou a parceria entre a Fíbria e a Prefeitura, formalizada no dia 19, para instalação de Unidade Básica de Saúde (UBS) em Coqueiral, que concentrará os serviços de saúde oferecidos no distrito. Por outro lado, a vereadora Dileuza denunciou as condições da UBS de Vila do Riacho que, segundo ela, entre outros problemas estruturais, está com a parte elétrica danificada, o que tem impedido o funcionamento do consultório odontológico. A vereadora cobrou do Executivo a reforma da unidade, uma vez, segundo disse, há emenda parlamentar já aprovada destinada a este fim.

Outra queixa em relação à saúde partiu do vereador Romildo Broetto (PV), que denunciou a retirada da unidade móvel de saúde – conhecida como Transcol da Saúde –– da Praia dos Padres, o que tem gerado insatisfação entre moradores, uma vez que não há UBS na localidade.  Ainda sobre saúde, o vereador Paulo Flávio (PRB) informou sobre a campanha de vacinação contra a gripe que se iniciou na segunda-feira, 23, e se estenderá até o final de junho. A meta, segundo o vereador, é atender 28 mil pessoas de acordo com o público-alvo da campanha. A vacinação será feita nas UBS do município.

Requerimentos

Dileuza – requer a convocação da secretária de Saúde, Clenir Avanza, para comparecimento à Câmara Municipal, em dia e hora a serem designados conforme sua disponibilidade, para prestar esclarecimento a respeito da adesão ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência na Atenção Básica (PMAQ); requer à secretária de Desenvolvimento e Trabalho, Rosilene Felipe dos Santos Matos, informações a respeito dos imóveis alugados pela Secretaria com seus respectivos valores e sobre os repasses feitos pela Secretaria, entre janeiro de 2017 a abril de 2018, ao Cep de Proteção Básica; requer ao secretário de Obras e Infraestrutura, Wellington Lozer Giacomin, informações sobre o estágio em que se encontra o projeto de construção da Unidade de Saúde de Vila do Riacho.

Mônica Cordeiro (PDT) – requer ao secretário de Obras e Infraestrutura, Wellington Lozer Giacomin, no prazo máximo de 30 dias, que preste informação a respeito da situação e andamento das obras integrantes do orçamento cidadão que foram aprovadas para o exercício 2017-2018.

Votação em Primeiro Turno

Projeto de Lei nº 010/2018: institui no calendário oficial de datas e eventos do município de Aracruz “O dia do taxista”.

Autor: José Gomes dos Santos.

Projeto de Resolução nº 002/2018 Ementa: Constitui Comissão Especial.

Autor: Mesa Diretora

Votação em Segundo Turno

Projeto de Lei nº 040/2017: dispõe sobre o dia das pessoas centenárias do Município de Aracruz a ser celebrado anualmente no dia 10 de outubro.

Autor: Paulo Flávio Machado.

Projeto de Lei nº 008/2018: autoriza o Poder Executivo Municipal a doar área de terras.

Autor: Poder Executivo Municipal.

Informações à imprensa:

Jornalista responsável: Isaac Ribeiro