A segurança pública nos bairros da sede e dos distritos dominou os debates da 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

por Manuela Santos Neves — publicado 11/09/2017 21h00, última modificação 05/10/2017 09h59
Também foi instalada a CPI que vai investigar a atuação das empresas de manejo de resíduos sólidos contratadas pela Prefeitura de Aracruz.

A 29ª sessão ordinária da Câmara Municipal foi pautada por pronunciamentos relacionados às questões de segurança no município. Os vereadores manifestaram preocupação com a segurança nos distritos da orla e em Jacupemba e Guaraná, especialmente, e com a diminuição do efetivo da Polícia Militar em Aracruz.

Os vereadores Paulo Flávio (PRB) e Adeir do Gás (PTB) informaram que os bairros de Jacupemba e Guaraná vivem situação de insegurança com a perda da patrulha rural, da ronda noturna e com a falta de policiamento noturno. Neste sentido, Adeir apelou a Casa para promover um debate envolvendo os vereadores, deputados estaduais, Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Segurança Pública para discutir segurança pública no município de Aracruz. Ele lembrou que tanto a PM no município quanto a Polícia Civil estão com o efetivo reduzido.

A vereadora Dileuza (PSB) destacou que o município corre o risco de ter alguns Destacamentos da Polícia Militar (DPM) fechados. De acordo com ela, o problema da insegurança também afeta os bairros da orla e por isso se reuniu com o Cisa-Orla (Conselho Interativo de Segurança) e agendou reunião para quarta-feira (13), às 19 horas, na Loja Maçônica com o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar para que não ocorra o fechamento dos DPMs desses bairros por falta de efetivo.

Já a vereadora Mônica Cordeiro (PDT) lembrou que há problema nos DPMs de Santa Cruz e Vila do Riacho que, segundo ela, funcionam em horário restrito com 12 horas diárias de atividade. O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede) ressaltou que o município de Aracruz está perdendo uma série de serviços oferecidos pelo Governo do Estado.

“A cidade tem diversas demandas, mas a prioridade em termos sociais é a segurança pública. Quero aqui, mais um vez, pedir ao governador Paulo Hartung que olhe para os moradores de Aracruz. Senhor governador, tenha amor ao povo de Aracruz, tenha compaixão, tenha piedade desse povo. Pelo amor de Deus, não deixe nosso povo metade do dia com poucos policias e metade do dia à mercê de bandidos”, disse durante a sessão.

CPI do lixo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os contratos das empresas de manejo de resíduos sólidos firmados com a Prefeitura de Aracruz foi instalada após a sessão ordinária. A comissão está composta pelos vereadores Fábio Netto (PC do B), Celso Dias (PRB), Adeir do Gás (PTB), Carlito Candin (PRP), Marcelo Nena (PSL) e Lula (PRTB). Ao término da 29ª sessão, os membros da CPI se reuniram para eleger o presidente e o relator, tendo sido eleitos Fábio Netto e Celso Dias, para ocupar os respectivos cargos.

Aprovação

A Câmara aprovou em votação o parecer favorável das comissões de Justiça e de Finanças ao Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que cria dois cargos em comissão na Controladoria Geral do município.

Requerimentos

Alexandre Manhães (PMDB) – requereu sessão solene em homenagem aos 50 anos da Fundação Hospital Maternidade São Camilo, a ser realizada no dia 5 de outubro, às 19 horas.

Romildo Broetto (PV) – requereu a convocação do secretário municipal de Saúde, Ivan Vicente Pestana, para prestar esclarecimento a respeito do prazo de empenho sobre emenda parlamentar do Deputado Federal Marcos Vicente (PP), de 2016, destinada a reforma e ampliação da Unidade de Saúde de Barra do Sahy.

Indicações

Lula (PRTB) – pavimentação da Rua Florentino Avidos, no bairro De Carli; reforma do calçamento do entorno da Praça do bairro Novo Jequitibá; reforma e pintura da escadaria do bairro São Camilo; limpeza e retirado de entulhos no bairro Morobá.

Informações à imprensa:

Texto: Manuela Santos Neves