INEFICIÊNCIA DO TRANSPORTE PÚBLICO VOLTA A SER ASSUNTO EM DESTAQUE NA FALA DOS VEREADORES

por Manuela Neves publicado 20/02/2024 12h55, última modificação 22/02/2024 14h59
Parlamentares cobram da Prefeitura urgência na implantação de novos itinerários de ônibus em Aracruz

Na 134ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira, 19 de fevereiro, vereadores relataram uma reunião de que participaram para conhecer o estudo técnico que a Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) contratou com o objetivo apresentar soluções para melhoria do transporte público no município. Segundo relatado pelo vereador Jean Pedrini, entre as soluções apontadas está a implantação de novos itinerários de ônibus, o que, segundo a Setrans, deve ocorrer já no início do mês de março. “Estamos ansiosos para conhecer os novos itinerários. Que [a implantação] seja em breve.”

Apesar de considerar a decisão positiva, Pedrini disse serem também necessárias outras soluções, como a implantação de linhas de micro-ônibus nos distritos de Aracruz para atender também os moradores de localidades onde os ônibus maiores não conseguem acessar. A vereadora Rhayrane Pedroni, que também participou da reunião, disse ser necessário ainda a implantação de linhas circulares entre os distritos da orla. A vereadora elogiou a iniciativa da Setrans, por entender que "finalmente a gestão municipal está começando a tratar o problema de forma técnica”. Rhayrane cobrou ainda que sejam colocados mais ônibus em circulação em Aracruz.

Subsídio condicionado a melhorias concretas

Sobre os horários de ônibus, a vereadora Etienne Coutinho Musso fez um apelo à Setrans em nome dos moradores de Vila do Riacho e Barra do Riacho, para que seja colocado um ônibus adicional entre os dois distritos no horário das 7 horas da manhã, uma vez que um único veículo não está dando conta de atender a demanda. A vereadora ressaltou ainda a necessidade de ônibus circular entre os distritos da orla, um pedido também de Jean Pedrini, que condicionou seu voto a favor de um possível novo subsídio para o transporte público à implantação desta medida.

Entre outras medidas pedidas pelos vereadores para melhorar o serviço de transporte público em Aracruz estão o equilíbrio do preço da passagem, principalmente dos ônibus que fazem a ligação entre os distritos e a Sede do município, medida defendida pelo vereador Vilson Jaguareté; novas linhas de ônibus, como colocou o vereador Léo Pereira; a revisão do atual contrato de concessão do serviço, antes que seja proposto qualquer reajuste, além da volta das linhas que haviam antes da pandemia do Covid, medidas cobradas pelos vereadores Marcelo Nena e Roberto Rangel.

A colaboração da população no combate à dengue

O surto de dengue que atinge Aracruz também foi mais uma vez destaque na fala dos vereadores. Roberto Rangel, Tião Cornélio, Lula e Marcelo Nena pediram a colaboração da população para que faça o descarte correto do lixo doméstico. Rangel, Lula e Marcelo Nena também cobraram mais eficiência do serviço de limpeza pública e da própria Prefeitura no enfrentamento do problema. Lula pediu inclusive que o carro fumacê seja direcionado aos bairros Itaputera, Jequitibá e Nova Jequitibá, onde a incidência da dengue tem sido elevada. Reforçando o pedido do colega, Marcelo Nena pediu que a Prefeitura faça a limpeza da nascente perto do Campo do Mariano, uma vez que “está sem saída e acumulando água parada”.

PROJETOS APROVADOS

Durante a 134ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 024/2023, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso, que institui no calendário oficial de eventos de Aracruz/ES, o evento esportivo “THE UPRISE BRASIL THE CHALLENGE”, uma mistura de ciclismo e corrida, realizados em ambientes e trilhas naturais, a ser realizado anualmente no mês de maio.

Também foi aprovado o arquivamento do Projeto de Lei nº 070/2023 de autoria da Mesa Diretora, que altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 4.653, de 21/11/2023, e insere parágrafo. Com o arquivamento, os servidores cedidos à Câmara de Aracruz terão direito apenas ao abono de fim de ano concedido pelo ente do qual são originários.

REQUERIMENTO

Vereadora Etienne Coutinho Musso – requer à Presidência da Câmara a realização de sessão solene, no dia 20 março, em homenagem aos 35 anos do grupo de escoteiro do bairro Jequitibá.