EVENTOS, LIMPEZA E TRANSPORTE PÚBLICO FORAM OS ASSUNTOS EM DESTAQUE NA 67ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 02/08/2022 13h25, última modificação 02/08/2022 13h25
Parlamentares destacam movimento no comércio com a realização de eventos na orla e na sede

Entre os dias 26 e 29 de julho, agricultores de Aracruz foram homenageados em evento comemorativo à Semana do Produtor Rural, que movimentou o Parque de Exposições, no bairro São Marcos, na sede do município. No último fim de semana, nas areias das praias de Barra do Sahy e Mar Azul, foram realizados torneios esportivos dentro das atrações do Festival de Inverno, iniciado em 2 de julho e que segue até o dia 20 agosto. E na semana 11 a 14 de agosto, a Barra do Sahy recebe o Festival Gastronômico - Aracruz Sabores 2022. A realização desses eventos tem contado com o apoio dos vereadores, que veem neles a oportunidade da retomada de atrações turísticas e consequente movimentação do comércio do município depois de dois de restrições impostas pela pandemia da Covid-19.   

Durante a 67ª Sessão Ordinária, realizada na segunda feira, 1 de agosto, os vereadores elogiaram a iniciativa do colega Paim, que foi o proponente da Semana do Produtor Rural. O vereador agradeceu ao Executivo Municipal pelo apoio para a realização do evento, que contou com diversas atrações e cursos voltados a práticas agrícolas. Os vereadores Léo Pereira, Marcelo Nena, Jean Pedrini, Vilson Jaguareté e Etienne Coutinho Musso elogiaram a iniciativa do colega pela proposição do evento que, segundo Léo Pereira, “mexeu com a nossa cidade, principalmente no comércio local, gerando renda” para a população. Vilson Jaguareté também elogiou o colega pela iniciativa e destacou que é preciso “valorizar cada vez mais, dar mais condições ao nosso agricultor, principalmente da agricultura familiar, que põe à mesa 70% do alimento que consumimos”. Por fim, Paim disse esperar que a Semana do Produtor Rural venha a fazer parte do calendário oficial de eventos de Aracruz e passe a acontecer anualmente.  

O Festival de Inverno também mereceu menções dos vereadores. O evento tem atraído um bom público para a orla do município. No último fim de semana, foram realizadas disputas de MMA (o “Aracruz Fight Gladiator”), etapas do Vólei de Praia e do Futevôlei, desafio Feminino de Beach Soccer e a final do Campeonato Masculino de Beach Soccer, vencido pelo time do Parma. Para comemorar o feito, o vereador Vilson Jaguareté pediu ao presidente da Casa de Leis, vereador Lula, para quebrar o protocolo e convocou o time campeão do Masculino de Beach Soccer para uma foto com os parlamentares.

Transporte e limpeza

Os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo público do município voltaram a receber críticas dos vereadores. Segundo Roberto Rangel, “estamos falando desses problemas em quase todas as sessões”. O vereador lembrou que a Câmara aprovou um subsídio para custear parte do valor da passagem, tendo como contrapartida investimentos das empresas na melhoria da qualidade do serviço prestado e na retomada dos horários de circulação dos ônibus de antes da pandemia. Mas segundo ele, isso não tem acontecido e os usuários ainda sofrem com a escassez de linhas e da redução dos horários. Na mesma linha, Marcelo Nena exemplificou o caso dos moradores dos bairros da Grande Bela Vista, que vêm sendo prejudicados com a redução de ônibus nos fins de semana, cuja circulação se limita a um horário pela manhã e outro à tarde. “Foi feito subsídio e precisamos do retorno das empresas”, completou.  

O serviço de limpeza pública também foi assunto da fala dos vereadores, que agradeceram à Prefeitura pelo trabalho de limpeza, capina e pintura realizado em ruas de distritos da orla. Por outro lado, Marcelo Nena disse que pessoas continuam jogando lixo no valão da Grande Bela Vista. “É preciso que a população colabore com a limpeza da cidade.” Já o vereador Cecéu pediu que a Prefeitura intensifique a fiscalização em obras de um novo loteamento que está sendo feito na região do bairro Morobá. Segundo ele, a movimentação na obra tem levado muita poeira para a casa dos moradores. “Vamos à Secretaria de Obras pedir que seja feita a fiscalização no local.”

Projetos aprovados

Projeto de Decreto Legislativo 002/19, de autoria do vereador Lula: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Carlos Henrique Rossmann.

Projeto de Decreto Legislativo 022/21, de autoria do vereador Lula: concede “Prêmio Destaques Mulheres Aracruzenses” à Senhora Solange do Nascimento Vieira.

Projeto de Decreto Legislativo 023/21, de autoria do vereador Lula: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao Senhor Hemerson Furtado Ferreira.

Projeto de Decreto Legislativo 047/21, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Lucas Dutra de Resende.

Projeto de Decreto Legislativo 048/21, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: concede “Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses” a Senhora Lusmarina Luiza da Silva.

Projeto de Decreto Legislativo 049/21, de autoria da vereadora Etienne Coutinho Musso: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Frederick Martins.

Projeto de Decreto Legislativo 094/21, de autoria do vereador Léo Pereira: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao Senhor Alair Severo Elesiario.

Projeto de Decreto Legislativo 095/21, de autoria do vereador Léo Pereira: concede “Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses” a Senhora Ângela do Nascimento Leal.

Projeto de Decreto Legislativo 096/21, de autoria do vereador Marcelo Nena: concede “Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses” a Senhora Marta Aiolfi dos Santos.

Projeto de Decreto Legislativo 099/21, de autoria do vereador Bibi Rossato: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Joval Rodrigues de Araújo.

Projeto de Decreto Legislativo 100/21, de autoria do vereador Carlito Candin: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Artur Cunha Pereira.

Projeto de Decreto Legislativo 001/22, de autoria do vereador Carlito Candin: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Eduardo Barcelos Ribeiro.

Projeto de Decreto Legislativo 002/22, de autoria da vereadora Adriana Guimarães: concede “Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses” a Senhora Glaucineide Crivilin.

Projeto de Decreto Legislativo 005/22, de autoria da vereadora Adriana Guimarães: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Rafael Henrique Gomes Teixeira de Freitas.

Projeto de Decreto Legislativo 007/22, de autoria do vereador Cecéu: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor Gilmar Conceição dos Santos.

Projeto de Decreto Legislativo 008/22, de autoria do vereador Cecéu: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao Senhor Leonardo Vieira Lyra.

Projeto de Decreto Legislativo 009/22, de autoria do vereador Cecéu: concede Prêmio de Honra ao Mérito Desportivo ao Senhor Eliomar Lino de Lacerda.

Projeto de Decreto Legislativo 011/22, de autoria da vereadora Adriana Guimarães: concede Título de Cidadão Aracruzense ao Senhor José Rodolfo Assad Cavalcante.

REQUERIMENTO

Vereador Roberto Rangel – requer que prefeito municipal envie ao gabinete deste vereador, no prazo de 30 dias, cópia integral do processo licitatório 030/22, cujo objeto é a contratação de empresa especializada na prestação de serviço de mão de obra para operacionalização e supervisão do Centro Integrado de Monitoramento, conhecido como sistema de videomonitoramento.