ESTUDANTES DA ESCOLA MONSENHOR GUILHERME SCHMITZ PARTICIPAM DE VISITA À CÂMARA
Nesta sexta-feira, 31, 25 estudantes do ensino médio do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Monsenhor Guilherme Schmitz participaram de uma visita à Câmara Municipal, como parte das atividades do projeto “Simulação Estudantil da Organização das Nações Unidas na Rede Estadual” (SerONU), integrante do programa “Educar para a Paz”, da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma vivência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, promovendo o entendimento sobre os processos de debate, representação e tomada de decisão que ocorrem na Câmara, dentro das atividades da simulação da ONU.
Na visita, conduzida pela gerente de cerimonial da Câmara Municipal, Thamires Da Vitória, os jovens estudantes do ensino médio, com idade entre 15 e 18 anos, receberam explicações sobre a função legislativa e a dinâmica das sessões plenárias, onde são debatidos e votados os projetos de lei, bem como conhecer o papel e do Legislativo Municipal como órgão que representa a voz da população na função pública. Eles também puderam conhecer os espaços físicos do Câmara, inclusive os gabinetes dos vereadores.
Os estudantes foram acompanhados pelas professoras Cinthia Quinteros e Cláudia Montbeller, que ministram, respectivamente, as disciplinas de Geografia e Português.
Incentivo à participação cidadã
Thamires Da Vitória aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do acompanhamento dos munícipes, inclusive os jovens, da política local. Esse acompanhamento pode ser feito com a participação das sessões legislativas e das audiências públicas e, futuramente, votando e até se candidatando a uma função de agente público.
De acordo com Thamires, a visita é um exemplo de atividade interdisciplinar que enriquece a formação dos estudantes, aproximando-os da cidadania e da vida política de forma concreta e educativa. “A Câmara estará sempre de portas abertas para iniciativas que aproximem a Educação do serviço público e fortaleçam o senso de pertencimento dos nossos jovens à comunidade.”