ESTADO PRESENTE: PROJETO CRJ-ARACRUZ É APRESENTADO NA CÂMARA MUNICIPAL

por Manuela Neves publicado 23/02/2022 11h05, última modificação 23/02/2022 11h22
O projeto foi apresentado pela equipe da Associação Amigos da Justiça e representantes da Secretaria de Direitos Humanos

Aracruz terá um espaço dedicado ao jovem a partir do próximo mês, quando será inaugurado o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), uma das principais ações de proteção social do Programa Estado Presente: Segurança Cidadã. O projeto e a proposta do CRJ-Aracruz foram apresentados aos vereadores na terça-feira, 22, por representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, a qual o Programa Estado Presente é vinculado, e pela equipe da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, a Organização da Sociedade Civil que foi selecionada para gerir o Centro no município. O CRJ-Aracruz vai funcionar no espaço do Teatro Municipal “Dr. José Maria Coutinho”, na Sede.

Na reunião na Câmara Municipal, a presidente da Associação Amigos da Justiça, Pollianny Siqueira Silva Santos, explicou que o objetivo do CRJ é criar oportunidades de integração social e contribuir para a redução dos índices de violência para jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Ela informou que o espaço contará com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, e vai promover cursos, oficina de profissionalização, esporte e cultura, entre outros, funcionando como espaço de convivência e oferecendo formação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Política Pública

Mas o mais importante, segundo Pollianny, é que o CRJ vai permitir atuar diretamente na constituição das políticas públicas voltadas à juventude, sobretudo à parcela em situação de vulnerabilidade social. É neste ponto, segundo Pollianny, que o legislativo pode contribuir, propondo projetos em favor dos jovens socialmente vulneráveis.

Participaram da reunião os vereadores Etienne Coutinho Musso, Cecéu, Vilson Jaguareté, Roberto Rangel, Adriana Guimarães, André Carlesso, Marcelo Nena, Alexandre Manhães e Tião Cornélio.