DIA DO VEREADOR: PARLAMENTARES CAPIXABAS DEBATEM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA NO LEGISLATIVO MUNICIPAL

por Manuela Neves publicado 05/10/2021 17h55, última modificação 05/10/2021 18h02
O workshop foi realizado pela Ascamves, em parceria com a Câmara Municipal de Aracruz

Vereadoras e vereadores de municípios capixabas se reuniram na sexta-feira, 1º de outubro, em um workshop na Câmara de Aracruz para debater a ética e a transparência no legislativo municipal. O evento marcou o Dia do Vereador, comemorado no mesmo dia, e foi promovido pela Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves).

O evento constituiu-se de palestras, que versaram sobre a prática legislativa das Casas de Leis. A primeira delas, “Prática Legislativa e Subsídio do Vereador”, foi ministrada pelo vice-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, conselheiro Domingos Taufner.

Em seguida, o coordenador de projetos da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe Brasília), Marcelo Ramos, apresentou o tema “O Legislativo Municipal na Inclusão Social”.

Capacitação e responsabilidade

Na abertura do evento, a vereadora Adriana Guimarães, anfitriã do encontro e coordenadora da Ascamves Mulher na região do Rio Doce, falou sobre a responsabilidade dos vereadores no fortalecimento das Casas Legislativas municipais: “é fundamental que cada um de nós entenda que as câmaras estarão mais fortes à medida que estivermos mais capacitados. Quanto mais entendermos as possibilidades e responsabilidades de nossas ações, mais seremos capazes de fazer a diferença na vida das pessoas que moram nas nossas cidades, especialmente de quem mais precisa do poder público.”, destacou.

Na mesma linha, o presidente da Câmara de Aracruz, vereador Lula, abordou a responsabilidade de cada vereador buscar todo o conhecimento necessário para desempenhar suas funções de forma plena. “Muito importante participarmos de cursos e palestras que nos possibilitem agir com a qualidade, com entendimento das vias possíveis de concretizar melhorias à cidade”.

Por sua vez,  o presidente da Ascamves, vereador Wagner França, de Baixo Guandu, destacou o papel dos servidores e assessores para o bom desempenho do trabalho legislativo nos município: “Todas as experiências bem-sucedidas que temos pelo Brasil, as melhores atuações registadas nos legislativos municipais, partem de equipes capacitadas que realizam bons planejamentos, boas articulações”.

O evento foi encerrado com a palestra do diretor de Integração do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, que trouxe dados sobre o grau de competitividade do Espírito Santo, que é destaque no cenário nacional.

O Workshop contou com a participação de vereadores de diversos municípios capixabas.