DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 23/11/2023 13h35, última modificação 23/11/2023 13h35
Os pronunciamentos na solenidade destacaram a importância de políticas públicas e o papel da sociedade e das famílias no combate à discriminação e na promoção da igualdade racial

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado em Sessão Solene da Câmara de Aracruz, na noite de quarta-feira, 22, por proposição da vereadora Adriana Guimarães. Além de integrantes de entidades representativas da cultura preta em Aracruz, a solenidade contou com a presença do presidente da Casa de Leis, Alexandre Manhães, e do vereador Marcela Nena. Durante a solenidade houve apresentações de grupos de capoeira e de Hip Hop, duas manifestações artísticas que remetem à cultura e à luta de resistência dos afrodescendentes no Brasil.

O Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta de resistência dos negros escravizados no Brasil e da luta por direitos reivindicados por seus descendentes. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo.

Pronunciamentos

Primeiro a se pronunciar, o presidente Alexandre Manhães disse que o Dia da Consciência Negra deveria ser lembrada diariamente. “Nós somos todos iguais, mas muitas pessoas, infelizmente, não conseguem enxergar esta igualdade”, iniciou Manhães, que completou: “nós não nascemos racistas. Quando a criança nasce, é através de sua família e da sociedade onde vive que ela começa a ser moldada” Manhães chamou a atenção para o papel da família, daqueles que são pai, mãe, avô, avó, tio ou tia no combate à discriminação racial: “nós temos a responsabilidade de mudarmos essa história de uma vez ou pelo menos de diminuirmos este racismo que existe no Brasil e em várias partes do mundo. Nós temos a responsabilidade de ensinar aos nossos pequenos que somos iguais”.

Na mesma linha do presidente, o vereador Marcelo Nena afirmou que ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou por sua religião. “Para odiar as pessoas é preciso aprender. E se podem aprender a odiar, elas podem aprender a amar”. E encerrando seu pronunciamento, Nena colocou a seguinte questão: “qual é a cor de Deus?”

Na sua vez de fala, a proponente da Sessão, vereadora Adriana Guimarães, cobrou dos poderes públicos, sobretudo do Poder Executivo, a construção de políticas públicas de combate ao racismo e à discriminação. Referindo-se à Lei Municipal nº 4.401/2021, proposta por ela e que instituiu no calendário oficial de eventos de Aracruz a Semana Municipal de Promoção da Igualdade Racial, “mas que ficou esquecida”, Adriana cobrou que sejam criados eventos para inserir a pauta de afirmação da igualdade racial na sociedade aracruzense. Em referência ao Dia da Consciência Negra, a vereadora afirmou que a data “é um chamado à reflexão profunda sobre a nossa história, sobre as lutas que foram travadas e sobre as conquistas que ainda precisam ser alcançadas”, e completou: “é uma oportunidade para reconhecermos a herança cultural que permeia a nossa sociedade e que por vezes foi injustamente silenciada”. Por fim, a vereadora conclamou a todos ao trabalho conjunto para “desmantelar as estruturas de discriminação e injustiça que persistem em nossa sociedade”.

Encerrando a fase de pronunciamos, o DJ Wallace Passos Loureiro reforçou a fala da vereadora proponente e cobrou a efetiva implantação da Lei Municipal nº 4.401/2021 no município de Aracruz.

HOMENAGENS

Ao final da solenidade, que contou também com apresentação da cantora e compositora Samile Timóteo Barbosa e do compositor Allan Rezende, Adriana Guimarães entregou certificados alusivos ao Dia da Consciência Negra a personalidades representativas da comunidade negra de Aracruz. Abaixo, a lista dos homenageados:

Vereador Marcelo Nena

Wallace Passos Loureiro