COMISSÃO DE DEFESA DO CIDADÃO E HONRARIAS RECEBE REPRESENTANTES DO CONSELHO TUTELAR E PODER EXECUTIVO

por Wagner Felicio Junior publicado 12/05/2022 18h07, última modificação 12/05/2022 18h07
Comissão tem caráter permanente e trata de temas como Direitos do Cidadão, Segurança Pública e Direitos das Minorias

A Comissão de Defesa do Cidadão e Honrarias, composta pelos vereadores Etienne Coutinho (Presidente), Sebastião Sfalsin e Vilson Jaguareté, contando com a participação dos vereadores Adriana Guimarães, Marcelo Nena e Alexandre Manhães, reuniu-se no dia 10/05, terça-feira, com representantes do Poder Executivo e do Conselho Tutelar, na Câmara Municipal de Aracruz.

A reunião teve como objetivo estreitar os laços entre o Conselho Tutelar e os poderes Executivo e Legislativo.

Estiveram presentes os representantes do Conselho Tutelar de Aracruz, Maria Madalena Batista, Romulo de Moura Valadares e Lucineide Amaral. Representando o Executivo, Bruna Carla Vieira da Costa e Gilcinéia Xavier. Também participaram da reunião o representante indígena e presidente do Conselho de Saúde Wellington Moura e assessores desta Casa de Leis.

A vereadora Adriana Guimarães ressaltou a importância da Comissão de Cidadania para o município. Gilcinéia falou sobre o Projeto para políticas de igualdade racial, de autoria do Poder Executivo, que deve ser apresentado à Câmara, e também sobre a necessidade de mais participação dos movimentos sociais nos Conselhos Municipais, assim como sobre a criação de um Conselho para o enfrentamento ao abuso de drogas.

O problema do uso de drogas também foi abordado pelo vereador Marcelo Nena, que falou sobre o desespero das famílias de pessoas em estado de drogadição, além de parabenizar os profissionais que se dedicam ao tema.

A assessora e representante do vereador Vilson na reunião, Vanessa Ropke, discorreu sobre os avanços na criação de uma Política Indigenista Municipal e sobre a necessidade de criação de um Conselho Indigenista.

A secretária municipal de Educação Jenilza Spinassé Morellato apontou alguns temas que precisam ser urgentemente debatidos no município, dentre eles a questão das drogas, abuso sexual e suicídio entre jovens. Falou sobre a importância dos Conselhos nessa tarefa e sobre a necessidade de união das pastas de Saúde, Educação e Desenvolvimento na busca por soluções.

As conselheiras Maria Madalena e Lucineide Amaral disseram que após a pandemia alguns problemas que estavam camuflados pelo período de isolamento social vieram à tona, e relataram aumento significativo nos casos de abuso sexual e automutilação de crianças.

Por fim a vereadora Etienne agradeceu a presença de todos e disse que os trabalhos da Comissão devem evoluir buscando integrar mais entidades que possam contribuir com ideias e ações para as demandas apresentadas, como as Polícias Civil e Militar e o Ministério Público.