CAMPANHA DE VACINAÇÃO E TRANSPORTE PÚBLICO FORAM ASSUNTOS EM DESTAQUE NA 26ª SESSÃO

por Wagner Felicio Junior publicado 24/08/2021 15h58, última modificação 24/08/2021 15h58
Aracruz já vacinou mais de 70% dos moradores com a primeira dose da vacina contra Covid-19

A campanha de imunização contra a Covid-19 e o segundo mutirão da vacina, que ocorreu no último sábado em Aracruz, receberam elogios dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 23 de agosto. O município já vacinou 72% população com a 1ª dose e 35% com a 2ª dose. Com o avanço da vacinação, atividades que estavam suspensas, como torneios esportivos, estão voltando a acontecer, mas, como alertou o vereador André Carlesso, ainda é necessário seguir os protocolos sanitários, pois o vírus continua em circulação no país e no município.

No sábado, 21 de agosto, a Prefeitura realizou um mutirão para vacinar o público de 18 anos ou mais. Cerca de 1.700 doses de vacina foram aplicadas.

Transporte público

Um assunto que tem sido destaque nas sessões da Câmara é o transporte público em Aracruz. Mais uma vez os vereadores criticaram a qualidade do serviço, devido às condições dos veículos que atendem a população do município, e a limitação dos itinerários dos ônibus. André Carlesso alertou para o problema enfrentado pelos alunos na Lagoa do Aguiar, especialmente na comunidade de Piçarra, depois da retirada da linha que circulava na localidade. Com a medida, os alunos estão com dificuldades de transporte para escola.

Transparência municipal

O vereador Roberto Rangel elogiou a Controladoria da Prefeitura Municipal, que no próximo dia 28 de agosto, vai lançar o novo Portal da Transparência para dar mais acesso à informação aos cidadãos. A medida, segundo ele, é de grande importância, uma vez que Aracruz tem uma média baixa de transparência entre os municípios capixabas, atingindo a pontuação de 5,83, contra a média estadual, que é de 8,5. Segundo o vereador, o índice baixo é herança da gestão passada.

Por sua vez, o vereador Cecéu pediu providência à Secretaria de Saúde quanto a falta de agentes do Programa Saúde da Família, que não estão atendendo no bairro Cohab II. Segundo ele, há muitos moradores idosos no bairro que necessitam de atendimento domiciliar.

Já o vereador Bibi Rossato criticou a gerência dos Correios em Aracruz, que havia acertado a implantação de uma agência em Jacupemba, mas que agora será implantada no bairro Bela Vista. O vereador alegou que Bela Vista fica a apenas 4 km da sede, onde já existe agência dos Correios, enquanto Jacupemba está a 45 km. Segundo ele, as correspondências não chegam à comunidade no tempo adequado. “Às vezes são 6 meses de atrasos”.

ORDEM DO DIA

Na fase da Ordem do dia, os vereadores rejeitaram o projeto de Lei do Legislativo nº 052/21, de autoria do vereador Roberto Rangel, que propunha garantir aos filhos dos servidores da Educação o direito a vaga na unidade de ensino municipal em que estiver lotado seu responsável. A rejeição seguiu por orientação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça que viu vício de iniciativa no projeto, uma vez que invade a competência do Poder Executivo e da Secretaria de Educação. O relator do parecer, vereador Carlito Candin, orientou Roberto Rangel a apresentar a matéria em forma de anteprojeto ao Executivo Municipal para que este envie um projeto neste sentido para apreciação da Câmara Municipal. Por sua vez, Bibi Rossato lembrou que já existe uma sensibilidade da Secretaria de Educação em matricular os alunos em escolas mais próximas de suas casas ou mesmo onde estão lotados seus pais.

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do Legislativo nº 075/21, de autoria do vereador André Carlesso, que dá nova denominação ao Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Coqueiral, que passa a ser denominado Centro de Especialidades Odontológicas Paulo Martins.

INDICAÇÕES

Vereadores Marcelo Nena e Adriana Guimarães – solicitam à secretaria responsável que sejam disponibilizados vigilantes para monitoramento das quadras dos bairros Bela Vista e Cohab IV para evitar que estas sejam utilizadas por usuários de drogas, como vem ocorrendo atualmente.

Vereador Marcelo Nena – solicita à secretaria responsável a instalação de uma academia popular na lateral da praça do bairro Bela Vista, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física e oferecer área de lazer à comunidade.

Vereador Léo Pereira – solicita manutenção dos banheiros localizados no Terminal Rodoviário de Aracruz; reforma e retorno das atividades do posto de polícia localizado no Terminal; poda de árvore no posto de táxi anexo ao Terminal, com objetivo de evitar danos aos veículos; reforma dos muros do cemitério de Barra do Riacho; alteração do formato de uma placa indicativa localizada em frente ao Hipermercado Casagrande, com o objetivo de facilitar a visualização do semáforo pelos motoristas que trafegam pelo local; construção de dois quebra-molas na comunidade da Vila do Riacho, sendo um na Rua Pedro Araújo Leal e outro na Rua Mário Lopes.