CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS MÉDICOS DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 19/10/2022 16h45, última modificação 20/10/2022 08h34
Solenidade foi realizada na data em que é comemorado o Dia do Médico

Na data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil, 18 de outubro, a Câmara de Aracruz promoveu uma Sessão Solene para homenagear os médicos do município. Proposta pela vereadora Adriana Guimarães, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito municipal e médico de formação, Luiz Carlos Coutinho, e pela secretária municipal de saúde, Rosiane Scarpatti. Ao final da Sessão Solene, 30 médicos que atuam no município receberam certificados em reconhecimento ao trabalho que realizam em prol da saúde e bem estar da população de Aracruz.

Em seu pronunciamento, Adriana Guimarães disse ter feito a proposição da Sessão Solene para “ser justa e grata a esta profissão” e para homenagear aqueles que “dão a própria vida em troca de salvar vidas alheias e desconhecidas”. A vereadora lembrou a bravura com que médicos de Aracruz atuaram no atendimento às vítimas da Covid-19 “sempre na linha de frente humanitária mais valorosa”. Para Adriana “ser médico, é muito mais que a profissão, ser médico é missão. Por tudo isso e muito mais, pode-se dizer que ser médico é, então, uma das mais nobres profissões. E assim, merecem todas as homenagens não só neste dia especial, mas em todos os dias do ano.”

Amor e dedicação

Em seguida, o prefeito Luiz Carlos Coutinho lembrou sua formatura como médico há 47 anos. “Trabalhei a vida inteira como médico cardiologista não só aqui, mas também em João Neiva, Fundão, Ibiraçu, Linhares, Sooretama, Serra. Trabalhava direto dando plantão nestes municípios. E quis Deus me honrar com este mandato para estar aqui hoje. Sempre cuidei de vidas e agora cuido de vidas também, mas de uma forma diferente, com mais responsabilidade ainda, pelo bem estar geral da população de Aracruz.” Por fim, se dirigindo aos médicos presentes à solenidade, o prefeito pediu para que estes exerçam sua profissão “com amor, porque tudo que é feito com amor eleva o ser humano diante de Deus” e completou que, desta forma, "vocês podem me ajudar a fazer uma administração humanizada como queremos fazer para fazer nosso povo mais feliz”.

Um dos homenageados na Sessão Solene, Dr. Sixto Nelson Quinonez, uma eminência na área da saúde no município, falou sobre sua trajetória como profissional e relembrou a parceria e a amizade com Monsenhor Guilherme Schmitz, responsável por sua vinda para Aracruz há 53 anos para atuar no enfrentamento das enfermidades que assolavam o município naquela época. “Eu me sinto feliz porque Deus me deu essa oportunidade de presenciar a evolução de Aracruz. Mas muito mais me importa que Deus me deu tantos amigos que eu fiz aqui, tantos colegas fantásticos. E o mais importante de tudo é quando nós temos certeza que essa via profissional é grande e que precisamos abraça-la com carinho e amor, porque assim nós estaremos cumprindo realmente o sentido filosófico da Medicina.”

Também fizeram uso da palavra o cirurgião geral Doutor Raul Edmo Teixeira Amiti, que atua na rede municipal de saúde, os vereadores André Carlesso e Marcelo Nena, e a secretária Municipal de Saúde, Rosiane Scarpatti, que externou sua gratidão aqueles que são médicos lotados na rede municipal de saúde e também na rede particular, “porque fazem parte do arcabouço de um sistema que converge para o mesmo propósito, que é levar saúde para aqueles que mais precisam”.

Homenagens

Ao final da solenidade, 30 médicos que atuam no município foram homenageados com a entrega de um certificado. Num reconhecimento especial, os médicos Sixto Nelson Quinonez, Raul Edmo Teixeira Amiti e Eduardo Barcelos Ribeiro (in memoriam) foram agraciados com uma placa alusiva à Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico. Coube a Ariela Rodrigues Loureiro, noiva do Dr. Eduardo, receber a placa em nome dele. Abaixo, a lista dos homenageados:

Yossy Figueroa Matos

Yojander Veja Aroche