CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS

por Manuela Neves publicado 04/11/2022 08h30, última modificação 04/11/2022 08h30
Na solenidade foi destacado o papel desses profissionais na prevenção de doenças e na promoção da saúde da população

Responsáveis por realizar os serviços de atenção básica de saúde nos municípios brasileiros e por contribuir para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental junto as comunidades, os agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) foram homenageados pela Câmara de Aracruz em Sessão Solene, realizada na quinta-feira, 3 de novembro. Proposta pelo vereador André Carlesso, a solenidade foi alusiva ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, que é comemorado na data de 4 de outubro.

Em seu pronunciamento, Carlesso enfatizou o trabalho fundamental realizados por estes profissionais em favor da sociedade. “Parabéns a todos e todas que exercem com amor e dignidade a profissão de agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias.”

Pronunciamentos

Em seguido, a secretária Municipal de Saúde, Rosiane Scarpati, falou da satisfação de comemorar a data de 4 de outubro. “Desde que [as categorias dos] agentes comunitários de saúde e de combate a endemias foram instituídos pelo governo brasileiro, a gente consegue, enquanto Saúde, identificar os problemas mais de perto e assim poder tratar, e assim intervir, e assim prevenir. Nenhuma equipe de saúde consegue ter êxito em suas ações se não tiver o agente para identificar as demandas, conhecer os territórios, e chegar nos locais mais remotos do nosso município. Vocês são os olhos, os braços e as pernas da gestão.”

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, parabenizou André Carlesso por propor a Sessão Solene em homenagem aos agentes. E se dirigindo aos homenageados, o prefeito disse confiar muito no trabalho desses profissionais, “um trabalho humanizado, de ouvir sempre com paciência as pessoas”.

Representando os agentes de combate a cndemias, Sirlene Andrade afirmou a importância do trabalho social da categoria. “Somos os olhos e ouvidos do SUS (Sistema Único de Saúde). E representando os agentes comunitários de saúde, Edinita Passos Gomes Batista agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e enfatizou o trabalho humanizado realizado pela categoria. “Somos agentes de saúde, somos irmãos, psicólogos [dos assistidos]. Que Deus possa abençoar cada um de nós.”

Também fizeram uso da palavra os vereadores Lula, Alexandre Manhães, Cecéu, Adriana Guimarães e Carlinhos Mathias. A solenidade contou também com a presença dos secretários municipais de Turismo e Cultura, Paulo Neres, de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, de Suprimentos, Marcelo de Oliveira, de Ações Estratégicas, Jeesala Mayer Coutinho, e da subsecretária de Saúde, Juliana Baioco.

Homenagens

No final da solenidade, foram entregues placas alusivas ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, recebidas pelo senhor Elenilton Alves Ribeiro, representando os ACEs, e pela senhora Tânia Segato, representando os ACSs. Também foram entregues certificados em homenagem aos profissionais que atuam no município como reconhecimento ao importante trabalho que realizam em prol da saúde da população de Aracruz. Abaixo, a lista dos homenageados:

AGENTE COMBATE A ENDEMIAS:

Dionis Tomaz Dos Santos

Leidiaania De Fatima Dos Santos Soares

Luana Alves Carvalho Policarpo

Maira Santos Loyola

Marcilene Cuzzuol Pereira

Maria José Dos Santos De Jesus

Kellen Siqueira

Rosana Cuziol Da Rocha

Roseni Da Silva Godoi Grippa