CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 36 ANOS DO RECANTO DO ANCIÃO

por Manuela Neves publicado 06/10/2021 14h30, última modificação 13/10/2021 12h13
Instituição foi criada para acolher, com assistência moral e material, idosos em situação de vulnerabilidade

Na terça-feira, 5 de outubro, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene para homenagear os 36 anos da Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz - Recanto do Ancião José Segatto. A Sessão foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Lula, que destacou os relevantes serviços prestados à sociedade aracruzense pela instituição no acolhimento e assistências aos idosos necessitados, provendo recursos indispensáveis ao bem estar de seus assistidos.

Proposta pelo vereador Alexandre Manhães, a Sessão contou com a participação de autoridades políticas, representantes da sociedade de Aracruz e das instituições que ajudam a manter o trabalho desenvolvido pelo Recanto do Ancião, como o Lions Clube de Aracruz e a Loja Maçônica D. Pedro I. Em seu pronunciamento, Manhães parabenizou os voluntários, os membros do Conselho Curador, cuidadores, funcionários administrativos, auxiliares, técnicos de enfermagem e toda a equipe multidisciplinar que acompanha os idosos. “Eu poderia terminar [esse pronunciamento] com a frase de um grande filósofo sobre o amor. Mas eu prefiro deixar o exemplo daquele que mais falou de amor, Jesus. O Cristo doou-se aos seus irmãos, assim como também por vocês que dão exemplo incansável e, por isso, merecem toda a nossa homenagem nesta noite.” Por fim, Manhães pediu uma salva de palmas a todos que fazem do Recanto do Ancião uma casa de amor. “Deus os abençoe e guarde o nosso Recanto.”

Pronunciamentos

Em seguida, a senhora Rosicler Devens Donati, contou a história de criação do Recanto a partir da mobilização de pessoas da sociedade de Aracruz, da Prefeitura e de instituições, como o Lions Club, para criar um local de acolhimento de pessoas idosas necessitadas, o que se concretizou em 1985. Também se pronunciaram a presidente do Conselho Curador, Mariana Medeiros Mota Tessarolo, que abordou o trabalho de acolhimento e humanização que é desenvolvido pelo Recanto do Ancião desde sua criação, e o presidente do Lions Clube, Gustavo Barcelos Costa Coimbra, que falou sobre a missão humanitária da instituição por meio de serviço voluntário, do envolvimento com a comunidade e da cooperação internacional.

A Sessão contou ainda com depoimentos dos ex-presidente do Lions Clube, Hélio Loureiro Moro, dos vereadores Tião Cornélio, Marcelo Nena, Adriana Guimarães, André Carlesso, Etienne Coutinho Musso e Lula, além da secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dileuza Marins Del Caro. Último a se pronunciar, o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, afirmou o esforço do Executivo em manter o vínculo com o Recanto do Ancião, fortalecendo o trabalho e reconhecendo a tamanha importância da instituição. “Conhecemos o comprometimento de vocês e as ações que vêm sendo desempenhadas para que a terceira idade possa usufruir de momentos alegres de forma saudável e digna, Indiscutivelmente, a terceira idade é merecedora de nosso respeito e gratidão por toda a contribuição que já deu durante a vida na construção do município. Parabéns ao Recanto do Ancião por tantos anos dedicados ao próximo. Parabéns a todas as pessoas e entidades da sociedade civil que de uma forma ou de outra sempre estão ajudando nosso Recanto do Ancião. Fazer o bem é bom demais. Que Deus ilumine todos vocês.”

Homenagens

Ao final da Sessão Solene, foram entregues certificados para homenagear aqueles que contribuíram e continuam contribuindo com o trabalho desenvolvido pela Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz - Recanto do Ancião José Segatto. Abaixo, a lista dos homenageados:

Maria José Coutinho Devens (em memória)

Rosa Sagrillo Devens (em memória)

Marideia Rosa Bitti (em memória)

Haroldo Barbosa Musso (em memória)

Jair Segatto

Mariana Medeiros Mota Tessarolo