CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À SEMANA DA ENFERMAGEM

por Wagner Felicio Junior publicado 17/05/2023 17h45, última modificação 17/05/2023 17h45
Solenidade foi realizada em reconhecimento à importância dos serviços prestados por enfermeiros e técnicos de enfermagem do município

Na última terça-feira, dia 16 de maio, a Câmara Municipal de Aracruz, por meio da proponente da Sessão Solene, vereadora Adriana Guimarães, homenageou os profissionais da Saúde de nosso município, especialmente enfermeiros e técnicos de enfermagem, em reconhecimento aos relevantes e imprescindíveis serviços prestados à nossa sociedade.

Após as formalidades iniciais, o presidente desta Casa de leis, vereador Alexandre Manhães, convidou a proponente, vereadora Adriana Guimarães, para presidir a Sessão Solene. Em seguida foram convidados para compor a Mesa de Honra o prefeito municipal de Aracruz, Dr. Luiz Carlos Coutinho, a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt Tóffoli, e o procurador municipal, Dr. Thiago Pierote.

Foi exibido um vídeo em homenagem aos profissionais da área da Saúde. A solenidade contou também com apresentação musical do cantor Rubens Neto.

Ao fazer uso da palavra, Alexandre Manhães exaltou o empenho dos profissionais da Saúde e a nobreza de um trabalho que tem o propósito de salvar vidas. Manhães falou da admiração e do respeito à cada um que se dedica a cuidar do próximo, e do sentimento de gratidão à classe de enfermeiros e técnicos de enfermagem de nosso município.

Adriana Guimarães falou do zelo, carinho e amor à profissão demonstrado por esses profissionais. Disse que a homenagem é o reconhecimento à categoria pela importância dos serviços prestados à população, mas falou também da luta da classe pelo piso salarial e sobre a necessidade do reajuste. Citou as questões legais que até o momento impedem a adequação ao piso, porém anunciou o aporte de verba federal repassada ao município, destinada aos profissionais da saúde, e que será incorporada aos vencimentos dos mesmos já a partir do próximo mês.

O vereador Elizeu Costa parabenizou os homenageados por toda dedicação e lembrou a importância desses profissionais para a sociedade.

A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, cumprimentou os colegas enfermeiros e auxiliares de enfermagem e agradeceu a todos que tem lutado para que a saúde do município possa avançar. Lembrou a importância de cada profissional nesse processo e fez questão de citar os 61 enfermeiros, 141 técnicos de enfermagem, 13 auxiliares de enfermagem e 17 enfermeiros do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde( ICEPi), que atualmente trabalham em Aracruz. Segundo Rosiane, a maior satisfação desses profissionais é, muitas vezes após um dia cansativo de trabalho, conseguir contribuir para salvar uma vida ou aliviar a dor de um paciente. “Acreditamos na nossa profissão, amamos a nossa profissão, e vamos nos doar incondicionalmente, pois estamos diante de vidas”.

Em sua fala o prefeito municipal de Aracruz, Dr. Luiz Carlos Coutinho relembrou sua atuação como médico, profissão à qual se dedicou por décadas, e parabenizou àqueles que dedicam suas vidas a cuidar das pessoas. Coutinho anunciou que a Prefeitura Municipal irá complementar com verba própria o recurso repassado pelo Governo Federal aos profissionais da saúde, garantindo dessa forma um aumento maior das remunerações.

Por fim os homenageados da noite receberam seus certificados e placas das mãos das autoridades presentes. (lista abaixo).

Andressa Petri Carreto

Juliana Demuner Cardoso

Sabrina Bertolini Pretti Meireles

Eliane Moreira Sigesmundo Pita