CÂMARA REALIZA SESSÃO SOLENE ALUSIVA À CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

por Manuela Neves publicado 27/10/2021 10h55, última modificação 27/10/2021 11h39
O evento ressaltou a importância da informação e do diagnóstico precoce no enfrentamento do câncer de mama

Prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento. Estas foram as principais mensagens da Sessão Solene alusiva à campanha do Outubro Rosa, realizada em homenagem aos profissionais de saúde do município de Aracruz que atuam no combate ao câncer de mama, às mulheres que venceram a doença e ainda àquelas que continuam na luta para vencer a doença. Proposta pelas vereadoras Adriana Guimarães e Etienne Coutinho Musso, a Sessão aconteceu no plenário da Câmara Municipal, na terça-feira, 26, e contou com a presença de autoridades políticas, profissionais da saúde e mulheres que enfrentam e enfrentaram o câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que atinge sobretudo mulheres. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre a doença acontecem desde 2002.

Na abertura da Sessão, o presidente da Casa de Leis, vereador Lula, disse que “apesar do Poder Legislativo não ser responsável pela execução de políticas públicas, também pode se juntar ao trabalho de conscientização na luta contra o câncer de mama e, ao mesmo tempo, através desse ato solene, demonstrar a solidariedade e a fraternidade às pessoas que lidam diretamente [com a doença]. Portanto, aos profissionais que acolhem nossas mulheres e também às mulheres que enfrentam essa enfermidade com força e valentia, nossa homenagem no dia hoje”.

Informação e prevenção

Em suas falas, as vereadoras Adriana Guimarães e Etienne Coutinho Musso, proponentes da Sessão Solene, enfatizaram a importância do diagnóstico preventivo no combate à doença. “Nós precisamos levar às mulheres à conscientização a respeito do câncer de mama”, disse Adriana, lembrando que a informação é uma das principais armas para o combate e superação da doença. “Informação pode salvar vidas”, completou.

Por sua vez, a vereadora Etienne disse que é necessário falar sobre câncer “para esclarecer mitos e verdades e ajudar no enfrentamento da doença. É nesse sentido que surgiu o Outubro Rosa”. A vereadora também ressaltou o trabalho da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer-Afecc, instituição homenageada na Sessão Solene e referência no estado no tratamento de câncer; da Secretaria de Saúde de Aracruz, através da Casa Rosa, “criada especificamente para nós mulheres; das unidades de saúde; e de todos os profissionais que estão envolvidos nesse cuidado e nessa luta contra o câncer de mama”.

Também presente à Sessão, o prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, parabenizou as vereadoras pela proposição do evento e pelo reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais da saúde que “não levam apenas amor, mas compreensão, entendimento e informações muito importantes para os quatro cantos do município.” Por fim, o prefeito pediu às mulheres que enfrentam o problema que não desaminem e tenham fé na superação da doença.

Homenagens

Uma das homenageadas na Sessão Solene como profissional da saúde e também como uma das mulheres que superou o câncer da mama, a médica obstetra Fátima Margareth Zumak alertou para a importância da realização anual de exames de mamografia, “que é realmente o exame que detecta o câncer de mama. A partir dos 40 anos, devemos fazer a mamografia.”

Também homenageada, Léa Regina Penedo Gonçalves, diretora de Relações Institucionais da Afecc, discorreu sobre a história, o trabalho voluntário e os mais de 20 programas de assistência social e apoio ao tratamento desenvolvidos pela Associação. Por fim, alertou: “a prevenção é essencial e com o diagnóstico precoce o índice de cura é elevado”.

Além delas também se pronunciaram Bianca Beraldi Xavier, assistente social da Afecc, Deozolina Cuzzuol, representante da paróquia católica São João Batista, Maria Eunice dos Santos Cordeiro, professora da rede pública de ensino de Aracruz e que representou mulheres que enfrentaram e superaram a doença.

Também estiveram presentes à Sessão Solene Juliana Baioco, subsecretária municipal de saúde, e os vereadores Roberto Rangel, Marcelo Nena, Léo Pereira, Cecéu, Jean Pedrini, Carlinhos Mathias, Alexandre Manhães e André Carlesso.

Certificados

A Sessão foi encerrada com a entrega de certificados em homenagem as pessoas envolvidas no combate e prevenção ao câncer de mama. Abaixo a lista dos homenageados:

Eva Barbosa Coimbra

Laura do Carmo Dantas Cuzzuol

Angela do Nascimento Leal

Maria Eunice dos Santos Cordeiro

Elineide Scopel Laporti Ladislau

Solange Ramos Reis

Juliana Zampa Bitti Blank Borotto da Hora

Marcia Christina Nascimento de Oliveira

Hilda Márcia Gomes dos Santos

Patricia Ferreira de Brito