CÂMARA REALIZA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA VOTAR PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO

por Wagner Felicio Junior publicado 31/03/2023 19h52, última modificação 31/03/2023 19h52
Projetos destinam verba para realização do Teatro Sacro das comunidades de Guaraná e Córrego Alegre

A Câmara Municipal de Aracruz realizou, no dia 30 de março, às 16:00 horas, a 15º Sessão Extraordinária da Legislatura 2021/2024. Em pauta dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal para serem votados em regime de urgência. A primeira proposição foi o Projeto de Lei nº 017/2023, que autoriza o repasse de valores para a Associação de Moradores de Córrego Alegre- AMOCA, a fim de apoiar a realização do Teatro Sacro da comunidade, a ser realizado no dia 07 de abril de 2023. A segunda proposição foi o Projeto de Lei nº 018/2023, que autoriza o repasse de valores para a Associação de Moradores de Guaraná- AMG, com o intuito de contribuir e apoiar a execução dos trabalhos referentes à peça teatral realizada por essa associação, prevista para acontecer no dia 07 de abril de 2023.

Após o início da Sessão, foi concedida a fala aos vereadores inscritos. A vereadora Adriana Guimarães lamentou um acidente ocorrido horas antes, na localidade de Praia do Sauê, onde um motociclista veio a óbito. Adriana solicitou à Comissão de Saúde da Câmara que convide o secretário estadual de saúde para uma reunião com o intuito de discutir a atuação do SAMU no município, que segundo a vereadora vem sendo alvo de críticas, principalmente em relação à demora no atendimento às ocorrências. O vereador Jean Pedrini fez um aparte onde citou as competências e responsabilidades de acordo com cada tipo de ocorrência e pediu atenção especial do Governo do Estado às demandas decorrentes do crescimento do município de Aracruz. Falou sobre a necessidade de aumentar o quantitativo de ambulâncias disponíveis, e lembrou ainda o fato de o município ser cortado pela BR 101 e pela ES 010, rodovias com grande fluxo de veículos. O vereador Marcelo Nena ratificou a fala de seus pares e reforçou a necessidade de ajustes que tornem o atendimento mais eficiente. O vereador Roberto Rangel solicitou ao Executivo que envie os projetos com mais antecedência à esta Casa de Leis, para que haja tempo hábil para analisar, discutir e votar de forma adequada.  André Carlesso falou da importância dos eventos aos quais se referem os Projetos de Lei em votação, e lembrou que são atividades tradicionais do calendário cultural do município, e que embora não tenham sido realizadas nos últimos dois anos por conta da pandemia, a encenação do Teatro Sacro de Guaraná já acontece há cinquenta anos e a de Córrego Alegre há 28 anos.  

Havendo número legal de vereadores presentes, o Presidente, vereador Alexandre Manhães, passou à Ordem do Dia com a comunicação da Pauta e votação dos projetos. Os dois Projetos de Lei, assim como seus respectivos pareceres, foram colocados em votação e aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes. Nada mais havendo a tratar na ocasião, a Sessão foi encerrada.

A íntegra da 15ª Sessão Extraordinária pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=bUHhPNdRmYw