CÂMARA MUNICIPAL DE ARACRUZ REALIZA 23ª SESSÃO ORDINÁRIA
A Câmara Municipal de Aracruz realizou, na última segunda-feira, 7 de julho, sua 23ª Sessão Ordinária de 2025. As sessões ocorrem semanalmente às segundas-feiras, com início às 18 horas. Na pauta da sessão estiveram sete proposições, todas de autoria do Legislativo Municipal.
Durante a fase destinada à apresentação de proposições em plenário, o primeiro projeto apresentado foi o de nº 045/2025, de autoria da vereadora Etienne Coutinho, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil. Em seguida, o vereador Emanuel Delgado da Silva (Kapitão) apresentou o Projeto de Lei nº 046/2025, que trata da vedação à destinação de recursos públicos municipais para eventos ou manifestações que, de forma direta e ostensiva, promovam o vilipêndio a símbolos religiosos, especialmente da fé cristã, no âmbito do município. Logo após, o vereador Jean Carlo Gratz Pedrini apresentou o Projeto de Lei nº 047/2025, que dispõe sobre a alteração da denominação de uma avenida.
A sessão prosseguiu com a apresentação de dois projetos de decreto legislativo. O primeiro, nº 065/2025, de autoria do vereador Carlos André Franca de Souza (Paim), concede o título de Cidadão Aracruzense ao senhor André Gomes Giori. O segundo, de autoria do vereador Leandro Rodrigues Pereira, concede o Prêmio Destaque Mulheres Aracruzenses à senhora Jocasta Barbosa da Silva Cajado. Todas as proposições apresentadas seguem agora para apreciação pelas comissões permanentes da Casa Legislativa.
Na fase de votação, foram apreciadas duas proposições. A primeira foi o Projeto de Lei nº 002/2024, de autoria da vereadora Adriana Guimarães, que institui o sistema “A Mulher na Política”, estabelecendo medidas de incentivo à participação feminina na vida política do município de Aracruz. A proposta foi aprovada por unanimidade. Na sequência, seria votado o Projeto de Lei nº 002/2025, de autoria do vereador Leandro Rodrigues Pereira, que dispõe sobre a denominação de logradouros públicos no Distrito de Vila do Riacho. No entanto, a votação foi adiada por conta de um pedido de vista, por duas sessões, feito pelo vereador Dequinha da Vila.
A sessão também foi marcada por homenagens a atletas e personalidades do município, com a entrega de moções de congratulação. O vereador Emanuel Kapitão homenageou a comissão técnica e os atletas das categorias sub-10, sub-12 e sub-14 da equipe de futebol Tigres de Aracruz, pelo desempenho na Copa Norte de Futebol 2025. O vereador Daniel Dandan entregou moção de congratulação ao atleta Ericon Clepton Rodrigues de Sousa, pelas conquistas no Campeonato Estadual 2025 da IFBB – Federação Internacional de Fisiculturismo, realizado no Espírito Santo. Dandan também homenageou o professor Alessandro Camporêz, técnico da equipe de xadrez infantil de Aracruz, e os atletas da equipe, pelo excelente desempenho nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES 2025), realizados no último dia 29 de junho, em Vitória.
O vereador Jean Pedrini entregou o certificado do Prêmio Destaque Homens Aracruzenses a Leandro Schneider Gadioli, conhecido por atuar como Papai Noel e por integrar a Confraria Nacional e Internacional dos Papais Noéis. Já o vereador Vilson Jaguareté solicitou a inclusão em pauta do Projeto de Lei nº 023/2025, de autoria do Poder Executivo, que prorroga até 31 de dezembro de 2026 a vigência do Plano Municipal de Educação de Aracruz, aprovado pela Lei nº 3967/2015. Assim como as demais proposições apresentadas, esse projeto segue para análise das comissões temáticas da Câmara.
As sessões da Câmara Municipal de Aracruz são abertas ao público e transmitidas em tempo real por meio do canal oficial da Casa Legislativa no YouTube.