CÂMARA HOMENAGEIA OS 80 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 23/09/2021 09h20, última modificação 23/09/2021 09h50
A missão da Assembleia de Deus em Aracruz foi iniciada em 1941, na localidade de Biriricas

Os 80 anos da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz foram homenageados em Sessão Solene, realizada na quarta-feira, 22 de outubro, da Câmara Municipal. Proposta pelo vereador Alexandre Manhães, a Sessão contou com a participação de representantes religiosos e autoridades políticas do município, que se reuniram para homenagear a instituição pelos relevantes serviços prestados à população de Aracruz desde 1941, quando os primeiros pastores da Igreja chegaram ao município e se estabeleceram na comunidade de Biriricas.

Em seu pronunciamento, Alexandre Manhães citou o Livro dos Hebreus para lembrar a chegada do Pastor Oscar Castelo a Aracruz, em 1941, onde encontrou solo fértil para semear a palavra de Deus. “Estamos aqui para comemorar juntos 80 anos da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz. Pela fé temos esperança de que mais alguns dias nós estaremos com todos os nossos irmãos e lhe diremos juntos, valeu a pena. E nós juntos, em uma só voz, cantaremos no grande coral, ‘santo, santo, santo é o senhor dos exércitos’. Louvado seja o nome de Cristo. Deus seja louvado.”

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, presente à solenidade, também se pronunciou, lembrando o Pastor Geraldo Pinto de Oliveira, falecido em julho, vítima da Covid-19.  “Muitas pessoas contribuíram e contribuem para o crescimento da Assembleia de Deus em Aracruz. Mas não podemos esquecer do Pastor Geraldo, que foi peça fundamental para que essa Igreja se tornasse referência no meio evangélico. Ele nos deixou de forma inesperada. Mas com muito esforço, trabalho e amor ao próximo, dedicou sua vida a serviço de Deus e aos fiéis, deixando um legado que será para sempre lembrado pela população de Aracruz. Que ele descanse em paz.” Por fim, o prefeito agradeceu o trabalho realizado pela instituição no município e desejou que “possamos continuar comemorando a história da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Parabéns a todos e que Deus continue abençoando a cada um de vocês”.

Homenagens

Durante a solenidade, também se pronunciaram os pastores Valdo Ribeiro dos Santos (presidente da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus), Pedro Paulo Gracina (vice-presidente) e Jorge Daniel (pastor da Igreja Assembleia de Deus em Conceição da Barra), além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Aracruz), Aroldo Rampinelli. Por meio de vídeo, o presidente da Associação Vidas, Ettore Cavalieri, fez uma homenagem (in memorian) ao pastor Geraldo Pinto de Oliveira.

Os demais vereadores presentes – André Carlesso, Roberto Rangel, Marcelo Nena – também proferiram palavras em homenagem aos 80 anos da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz.

A Sessão Solene teve como mestre de cerimônias o secretário municipal de Turismo e Cultura, Moisés Mercier, e contou com a participação da Orquestra e Ministério de Louvor Edificando Vidas, que entoou hinos religiosos ao longo da solenidade.

Ao final da Sessão, seis representantes da Instituição homenageada foram certificados pela Câmara Municipal. Abaixo, a lista dos certificados:

Pr. Valdo Ribeiro dos Santos

Pastor Pedro Paulo Gracina

Pastor João José Barreiros

Presbítero Edalino Apolinário Feu (in memorian) – (o certificado foi recebido pelo filho dele, pastor Samuel Souza Feu)

Pastor Genaro Martins de Oliveira (in memorian) – (o certificado em nome dele foi recebido pelo pastor Valdo Ribeiro dos Santos)

Pastor José Carlos Vital Daniel (in memorian) – (o certificado foi recebido pela viúva, Maria da Costa Pereira Daniel, e pelo filho dele, presbítero Alexandre Pereira Daniel)

A Sessão foi encerrada com a entrega aos representantes da Igreja Assembleia de Deus de Aracruz, de uma placa comemorativa ao Jubileu de Carvalho (80 anos) da instituição.