CÂMARA HOMENAGEIA O MÉRITO ACADÊMICO COM A ENTREGA DE 52 DIPLOMAS “ESTUDANTE DESTAQUE”

por Manuela Neves publicado 13/08/2025 14h05, última modificação 18/08/2025 15h15
A honraria é um reconhecimento ao desempenho acadêmico excepcional e ao comportamento exemplar de estudantes da rede pública de educação de Aracruz no ano letivo de 2024

Em solenidade realizada na noite de terça-feira, 12, a Câmara de Aracruz entregou diplomas de “Estudante Destaque” a 52 estudantes dos ensinos fundamental e médio, de acordo com indicação de instituições de ensino da rede pública do município. A honraria foi Instituída pela Lei nº 4.360, de 04 de janeiro de 2021 como forma de reconhecimento ao desempenho acadêmico excepcional e ao comportamento exemplar de estudantes da rede pública de educação de Aracruz no ano letivo anterior. O Decreto com a indicação dos estudantes agraciados referente ao ano letivo de 2024 foi aprovado pelos vereadores na 26ª Sessão Ordinária.

A Sessão Solene lotou o plenário da Câmara Municipal, tomado por estudantes, pais, responsáveis e profissionais da Educação que foram prestigiar os estudantes agraciados com o diploma de destaque do ano letivo de 2024. Primeiro a se pronunciar na solenidade, o presidente da Casa de Leis, vereador Jean Pedrini, elogiou a qualidade da Educação do município dizendo ser “um orgulho saber que nossos filhos estão entregues em boas mãos no município de Aracruz”. Pedrini parabenizou o vereador Marcelo Nena, autor do Projeto de Lei que deu origem à Lei nº 4.360/2021. “É um orgulho muito grande desta Casa fazer estas sessões solenes em reconhecimento ao esforço de cada cidadão de Aracruz para o crescimento e desenvolvimento do nosso município.”

Educação de qualidade

Em seguida, a secretária Municipal de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho (representando o prefeito Luiz Carlos Coutinho) lembrou que “no mundo moderno, onde as crianças geralmente estão voltadas para as telas, o quanto é desafiador que a gente faça com que as crianças tenham motivação para estudar. Então, chegar aqui hoje, ver esta Câmara cheia, eu tenho que parabenizar aos estudantes, porque [o diploma “Estudante Destaque”] é fruto do trabalho deles, do esforço, da dedicação”. Por fim, Jessala parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa e a Secretaria de Educação, “por termos uma Educação de qualidade em nossa cidade, que é referência em nosso estado.”

Autor da proposição que deu origem à Lei nº 4.360/2021, o vereador Marcelo Nena disse que o diploma veio em reconhecimento ao esforço diário de cada estudante, ao apoio das famílias e ao trabalho dos profissionais da Educação, que dedicam tempo, conhecimento e amor para formar cidadãos. “Parabéns a cada estudante que com coragem e dedicação segue em busca de seus sonhos. O futuro é de vocês e nós temos o dever de apoiá-los nessa caminhada.”

A secretária Municipal de Educação, Jenilza Spinassé, iniciou sua fala agradecendo e parabenizando o vereador Marcelo Nena pela iniciativa do projeto de Lei e a todos os vereadores que aprovaram a proposição. Dirigindo-se aos profissionais da rede municipal e estadual de ensino, a secretária disse que “é por meio de vocês que a gestão das escolas acontece”. Jenilza também destacou o papel da família: “nós sabemos que quando a família e a escola trabalham lado a lado, o sucesso dos nossos estudantes acontece”. Por fim, a secretária pediu que todos os estudantes homenageados se pusessem de pé, “para que possamos dizer que vocês são o orgulho do nosso trabalho. Que vocês sejam o exemplo para os quase 19 mil estudantes da rede pública de educação deste município”.

Também fizeram pronunciamentos na solenidade o superintendente Regional da Secretaria Estadual de Educação, André Felipe Costa Souza, e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcelo Zopelari Miranda, que ressaltaram o papel da educação de qualidade na formação de cidadãos e na construção de uma sociedade mais justa, mais preparada e mais humana. A diretora Débora Amorim Gomes Barbosa, da EMEF Luíza Silvina, e o diretor Bruno Sirtoi, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Neto, falaram em nome das diretoras e diretores da rede municipal de ensino e da rede estadual de ensino de Aracruz, respectivamente.

Os vereadores Etienne Coutinho Musso, Mônica Cordeiro, Alex Hander, Adriana Guimarães, Emanuel Delgado da Silva (Kapitão), Dequinha da Vila, Daniel Caldas (Dandan), Léo Pereira, Vilson Jaguareté, José Gomes dos Santos (Lula), Renato do Detran e Tião Cornélio também fizeram pronunciamentos.

Os homenageados

As estudantes Beatriz Loureiro de Paula Silva, do 9°ano B matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Luiza Silvina Jardim Rebuzzi”, e Helena Andrade e Silva, do 9º ano da EMEF Placidino Passos, falaram em nome de todos os homenageados e ressaltaram a importância da dedicação aos estudos, da família e do convívio com os professores e colegas da escola como premissa para uma boa formação e para construção do futuro que cada um sonha.

Após os pronunciamentos, os 52 estudantes merecedores da honraria foram chamados, um a um, para receber seus diplomas como símbolo de dedicação, disciplina e conquista.

Abaixo, a lista dos estudantes e das estudantes agraciados com o diploma “Estudante Destaque” do ano letivo de 2024 e suas respectivas escolas:

EEEFM “PROFESSOR APARÍCIO ALVARENGA”

Hellen Cau Chaga (9º ano) e Vitor Gualberto Tessarolo (8º ano);

EMEF “ÁLVARO SOUZA”

Guilherme Nunes Rodrigues Pereira (4º ano) e Isabella Nunes Cusine (4º ano);

EMEF “EZEQUIEL FRAGA ROCHA”

Arthur Auer Batista (8º ano) e Isabelly Barcelos dos Santos (8º ano);

EMEF “JOSÉ MAMBRINI”

Ana Victória Santana Machado Duarte (3º ano) e Inácio Silva Lopes Neto (4º ano);

EMEF “JOSÉ MARCOS RAMPINELLI”

John Wesley da Siva Vicente (4º ano) e Ramily Gonçalves da Costa (3º ano);

EMEF “LUIZA SILVINA JARDIM REBUZZI”

Beatriz Loureiro de Paula Silva (8º ano) e Lorenzo Vieira Gatti (8º ano);

EMEF “MARECHAL COSTA E SILVA”

Gustavo Severo Sian (4º ano) e Monique dos Santos Amorim de Oliveira (4º ano);

EMEF “MÁRIO LEAL SILVA”

Benício Rossoni Zuccolotto (2º ano) e Gheisy Anny Almeida Silva (4º ano);

EMEF “NOVA SANTA CRUZ”

K´mbiro Sálles Sebastião Oruê (3º ano) e Mhégann Barbosa Blank (4º ano);

EMEF “NOVO IRAJÁ”

Isabella Sophia Fernandes Gandra (5º ano) e Weslei Sampaio (3º ano);

EMEF “PLACIDINO PASSOS”

Ariel Araujo Sá de Souza (5º ano) e Helena Andrade e Silva (8º ano);

EMEF “PROFESSORA BARULA NEVES DOS SANTOS”

Julia Barcellos Lyrio (4º ano) e Rafael Correa Rodrigues Silva (4º ano);

EMEF “SAMOEL COSTA”

Emanuelly Caliman Adão (4º ano) e Kaleb de Sousa Corrêa (3º ano);

EMEF “SANTA CRUZ”

Lara Xavier Ribeiro (8º ano) e Lucas Krohling Fraga (8º ano);

EMEF “ZENÍLIA VARZEM RIBEIRO”

João Vitor Moraes Sessa (4º ano) e Helloiza Vitória de Jesus Reis (4º ano);

EMEF “ZILCA NUNES VIEIRA BERMUDES”

Kauã Rampinelli Américo (4º ano) e Liryan Francisca Antunes Azevedo (8º ano)

EMEF INDÍGENA “DORVELINA COUTINHO”

Eiky Vinicíus Rodrigues de Barcelos (9º ano) e Gabrielly Dos Santos Moraes (3º ano);

EMEF INDÍGENA “YBYRAPYTANGA”

Bryan Lopes Franskoviak Pereira (3º ano) e Sthefany Pereira Souza (4º ano);

EMEFTI “ERMELINDA GIACOMIN FARINA”

Lys Maria Lisboa Schmitberger (4º ano) e Victor Hugo Batista Marques (3º ano);

EMP INDÍGENA “IRAJÁ”

Kayllaine Soares dos Santos Rocha (5º ano) e Victor Miguel da Silva Sepulchro (3º ano);

CEEMTI “MONSENHOR GUILHERME SCHMITZ”

Eduarda Felipe Barbosa (3º ano) e Kayky Rosalém Fregini (3º ano);

EEEFM “ERMENTINA LEAL

Gabriela Marins Vieira (3º ano) e Luiz Guilherme de Sousa Barbosa (3º ano);

EEEFM “MISAEL PINTO NETO”

Isabelly Vieira Mathias (3º ano) e Warlei Trabach Menegusi (3º ano);

EEIEFM “ALDEIA CAIEIRAS VELHA”

Ana Janete Martines Lopes (2º ano) e Wayner de Souza Sezinando (3º ano);

EMEF “COQUEIRAL”

Isabela Fabial Dal Col Gomes (4º ano) e Renan Mendes Salvador (2º ano);

EEEFM “CABOCLO BERNARDO”

Libny Esther Rocha dos Reis Silva (8º ano) e Tcharles Felipe Schreiber Ruckdeschel (7º ano).