CÂMARA HOMENAGEIA IFES CAMPUS ARACRUZ PELOS 15 ANOS DE ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO

por Wagner Felicio Junior publicado 14/09/2023 22h45, última modificação 14/09/2023 22h47
Sessão Solene foi realizada em comemoração ao aniversário da Instituição

A Câmara Municipal de Aracruz, por meio do proponente da Sessão, vereador Jean Pedrini, homenageou, na última quarta-feira, 13/09, o Instituto Federal do Espírito Santo pelos 15 anos de atuação no município de Aracruz.

Com a missão de formar e qualificar cidadãos para atuação profissional nos diversos setores da economia, a instituição se faz presente em todo o Brasil, contando com mais de 650 Campi espalhados por todas as regiões do país. Só no estado do Espírito Santo, onde a entidade conta com mais de 36 mil alunos distribuídos em 23 Campi, são ofertados 120 cursos técnicos, 71 cursos de graduação, 37 especializações, 12 mestrados e um doutorado.

Após dar início à solenidade, o presidente desta Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, convidou o vereador Jean Pedrini para presidir os trabalhos da Sessão.

Também fizeram parte da composição da Mesa de honra, além dos edis acima citados, o vereador Marcelo Nena; o pró-reitor de extensão do IFES- professor Lodovico Faria; o diretor geral do IFES- Campus Aracruz- professor Leandro Bitti Santa Anna; o assessor de gabinete da Prefeitura- Carlinhos Mathias; o diretor de ensino do IFES- Campus Aracruz- professor Leonardo Muniz Lima; o diretor de planejamento e administração do IFES-Campus Aracruz- Cleiton Mateini Madeira e a diretora de pesquisa, extensão e pós-graduação do IFES- Campus Aracruz- Tatiana Candeia da Silva Fortunato.

Foi exibido um vídeo institucional contando a história da entidade, que assumiu a atual configuração a partir de 2008, quando o CEFETES (Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo) se integrou às Escolas Agrotécnicas de Colatina e de Santa Teresa para formar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, com o intuito de promover educação profissional, científica e tecnológica pública e de excelência.

O IFES- Campus Aracruz iniciou suas atividades em 2008 e atende a mais de 1300 alunos, ofertando educação pública, gratuita e de qualidade, com foco na formação profissional e na qualificação voltada para o mercado de trabalho, visando o desenvolvimento tecnológico e socioeconômico da região.

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Manhães, parabenizou a instituição pelos 15 anos de atuação em Aracruz, e destacou a bela história e o importante papel desempenhado pelo Instituto na formação dos profissionais que irão contribuir com o desenvolvimento do município.

O proponente da Sessão Solene, vereador Jean Pedrini, falou do prazer e da alegria em poder prestar tão merecida homenagem e essa renomada instituição e lembrou a importância dos institutos federais de ensino para a formação profissional e pessoal de seus alunos.

O diretor geral do IFES- Campus Aracruz, Leandro Bitti Santa Anna, ressaltou que a rede federal, embora nomeada anteriormente de outras formas, possui mais de 100 anos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento, a cultura e a educação do país. Leandro homenageou os servidores da instituição, que trabalham diariamente para entregar à sociedade um serviço de alto padrão. Bitti lembrou ainda que, embora os resultados acadêmicos e de desempenho sejam excelentes, ainda mais importante é o papel transformador dos Institutos Federais na formação pessoal dos jovens, através de uma educação emancipadora, que forma cidadãos críticos e mais preparados para a vida em sociedade.

A íntegra da Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do IFES- Campus Aracruz pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=QTXpRI2EZ1I&t=6279s