CÂMARA HOMENAGEIA EMBAIXADA FLA ARACRUZ

por Wagner Felicio Junior publicado 24/03/2023 14h55, última modificação 24/03/2023 14h59
Torcida realiza projetos sociais e busca jovens atletas para as categorias de base do Flamengo

O Plenário Hélio Santana de Araújo, na Câmara Municipal de Aracruz, recebeu, na última quarta-feira, dia 22/03/2023, a Sessão Solene em Homenagem a “Embaixada Fla Aracruz” e ao “Consulado Itafla”, representantes da torcida do flamengo em Aracruz e integrantes do programa de embaixadas e consulados do clube.

Após a mestre de cerimônias dar início às formalidades, o presidente desta Casa de Leis, vereador Alexandre Manhães, e o vereador proponente da Sessão, José Gomes dos Santos (Lula), foram convidados a compor a mesa de honra. Após declarar aberta a Sessão, Manhães convidou o vereador proponente para presidir a solenidade. Também foram convidados para compor a mesa de honra o presidente da Embaixada Fla Aracruz, Bruno Ribeiro do Nascimento, e o coordenador das embaixadas e consulados do Flamengo Eduardo Barbosa.

José Gomes dos Santos falou sobre a alegria em prestar essa homenagem à Embaixada Fla Aracruz, destacou a importância do esporte na vida das pessoas e como ferramenta de transformação social. Ressaltou ainda a grandeza numérica da torcida do Flamengo e sua importância histórica e cultural, lembrando o fato de a mesma ter sido tombada como um bem cultural de natureza imaterial da cidade de Rio de Janeiro. Lula ainda parabenizou a organização e a representação dessa torcida no município de Aracruz e o trabalho desenvolvido através da Embaixada Fla Aracruz e do consulado Itafla. Alexandre Manhães falou sobre as paixões que movimentam as torcidas e citou a importância e o alcance de projetos sociais ligados ao esporte.  Exaltou o papel social desenvolvido pela embaixada Fla Aracruz e citou a importância de projetos como escolinhas de futebol, tanto para lapidar novos atletas quanto para formar cidadãos melhores para a sociedade.

O representante e coordenador das embaixadas e consulados do flamengo, Eduardo Barbosa, explicou os três pilares que orientam esse trabalho. Em primeiro lugar citou o programa sócio torcedor, cuja verba é destinada ao futebol do Flamengo, principalmente às categorias de base e ao centro de treinamento do clube. O segundo pilar seria a observação e captação de jovens atletas para o futebol de base do time. Dessa forma, as embaixadas e consulados atuariam como “observadores”, com o intuito de identificar novos e promissores talentos. E por último, porém não menos importante, destacou a responsabilidade social que norteia as ações de embaixadas e consulados do flamengo, com a realização de campanhas de doação de sangue, cobertores e agasalhos, natal solidário, dentre outras ações que são replicadas em mais de 470 grupos espalhados por todas as regiões brasileiras e em mais de 25 países.

O presidente da Embaixada Fla Aracruz, Bruno Ribeiro do Nascimento, falou sobre o processo de busca por novos atletas, ação que está sendo realizada na cidade de Aracruz em parceria com o Clube de Regatas do Flamengo e que contou com a participação de mais de 200 crianças na primeira fase de seleção, com custo zero para os inscritos. Bruno citou ainda importantes ações sociais realizadas no município nesses quatro anos de atuação da Embaixada Fla e destacou parcerias realizadas com Igreja Católica, Asilo, Secretaria de Meio Ambiente e atualmente com a Secretaria de Esportes.

A solenidade ainda contou a apresentação musical de Lindy do Santos, que cantou o hino do Clube de Regatas do Flamengo.

Por fim os vereadores José Gomes dos Santos (Lula), proponente da Sessão, juntamente com o atual presidente da Câmara Alexandre Manhães, fizeram a entrega das placas e certificados aos homenageados:

-Certificados-

Sérgio Luis Correia

Wéliton José Cizini

-Placas-

Eduardo Barbosa- Coordenador das embaixadas e consulados do flamengo.

Bruno Ribeiro do Nascimento- Presidente da Embaixada Fla Aracruz

Fábio Campos dos Reis- Presidente da Arca.

Luiz Rodolfo Landim Machado- Presidente do Flamengo

A íntegra da Sessão Solene pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=S6TpptSB0K0