CÂMARA HOMENAGEIA EM SESSÃO SOLENE O JUBILEU DA PRIMEIRA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 16/04/2025 08h30, última modificação 16/04/2025 08h31
A homenagem foi alusiva aos 84 anos da Igreja que está presente em todos os bairros e distritos do município, congregando mais de cinco mil fiéis

Os 84 anos de trabalho missionário que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Convenção Cadeeso) vem realizando em Aracruz foram relembrados e exaltados em Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira, 15. Proposta pelo vereador Alex Hander, a solenidade contou com a presença de representantes religiosos e autoridades políticas, que se reuniram para homenagear a instituição pelos relevantes serviços prestados à população de Aracruz desde 1941, quando os primeiros pastores da Igreja chegaram ao município e se estabeleceram na comunidade de Biriricas.

Primeiro a usar da palavra na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jean Pedrini, aludiu ao pioneirismo dos pastores nos primeiros anos da Igreja em Aracruz, às dificuldades que enfrentaram para levar a palavra de Deus naqueles tempos.  “Esses homens e essas mulheres merecem toda a nossa gratidão por terem feito a palavra de Deus chegar naquela época e ter sido transmitida até este momento.” Por fim, Pedrini declarou que “muito nos honrar receber esta Sessão Solene nesta Casa em homenagem aos 84 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz”.

Em seguida, Alex Hander disse que como vereador, representante da população, é necessário reconhecer e valorizar instituições que promovam e desenvolvam pessoas com caráter, com princípio, com responsabilidade. “A primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus é um exemplo disso. Quantas pessoas tiveram suas vidas desenvolvidas socialmente em função do trabalho, da atuação [da Igreja]. Por isso nós estamos aqui reconhecendo e homenageando a Igreja Evangélica Assembleia de Deus”. Por fim, o vereador proponente falou de seu orgulho de fazer parte desta história. “Tenho 33 anos de idade e os meus 33 anos são na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.”     

Pronunciamentos

Após as falas do presidente e do vereador proponente, a palavra foi franqueada às demais autoridades e representantes da Igreja. O presidente da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz, Pastor Valdo Ribeiro dos Santos, relembrou os primeiros anos da Igreja, iniciados na comunidade de Biriricas, em 1941. “Lá iniciou-se o que se tornaria uma das maiores representatividade evangélica neste município.”

A secretária de Governo da Prefeitura de Aracruz, Jeesala Coutinho, exaltou a história da Igreja em Aracruz. “Nós, enquanto Executivo Municipal, sempre destacamos a importância das igrejas em nossa cidade. O Poder Público precisa que as igrejas estejam cada vez mais fortes, mais disseminadas em nosso município para contribuir para que a gente possa ter outros valores, outros princípios, levar a paz, levar a palavra de Deus. Esse processo de evangelização são vocês que fazem. Nós, como Poder Público, somos gratos e pedimos a Deus que continue abençoando cada um de vocês, membros dessa tão importante Igreja, que vai aos quatro cantos do município.”

O deputado estadual Alcântaro Filho falou da gratidão aos que antecederam e oportunizaram que hoje a Assembleia de Deus pudesse estar celebrando os seus 84 anos, “mas ainda como expectativa, esperança e certeza (...) que daqui a dez, 20 anos, 30, 40, 100 anos outros estarão aqui celebrando e rememorando os feitos que hoje nós temos construído enquanto igreja”.

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, disse de sua grande honra de participar deste momento da Igreja, “que ao longo de décadas tem sido um farol de fé, esperança e transformação em nossa cidade. Celebrar 84 anos não é apenas marcar o tempo, é reconhecer um legado construído com orações, com serviço ao próximo, com amor ao Evangelho e com o compromisso inabalável aos princípios do reino de Deus. Essa Igreja não apenas formou gerações de cristãos, como também contribuiu para a formação moral, espiritual e até social do nosso município.”

Também fizeram pronunciamentos o Pastor Arnaldo Candeia, presidente da Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo (Cadeeso) e o Capitão Adriano de Farias (representante do comando do 5° Batalhão da Polícia Militar). Os demais vereadores presentes – Renato do Detran, José Miguel Vieira Rosa (Dequinha) e Marcelo Nena – também proferiram palavras em homenagem aos 84 anos da Primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz.

A solenidade contou com a participação da Orquestra e Ministério de Louvor Edificando Vidas, que entoou hinos religiosos ao longo da Sessão.

HOMENAGEADOS

A noite solene foi encerrada com a entrega de placas e certificados homenageando os presbíteros, evangelistas e pastores que trabalham para compartilhar a palavra do Deus vivo através da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz.

As placas foram entregues ao 1° Pastor Arnaldo Candeias, ao 2° Pastor Valdo Ribeiro dos Santos, ao 3° Pastor Nilson José Cisa da Rosa, ao Pastor Pedro Paulo Gracina e ao 5° Pastor Ivan Rodrigues dos Santos.   

Os certificados foram entregues aos membros da Diretoria, do Departamento Círculo de Oração, da União da Mocidade da Assembleia de Deus (Umadar), da Secretaria de Missões e Evangelismo da Assembleia de Deus (SEMEAD), da União Feminina da Assembleia de Deus (Ufadar), da União de Crianças da Assembleia de Deus (Ucadar), da Escola Bíblica Dominical (EBD) e do Departamento de Música. Também receberam certificados alusivos aos 84 anos da 1° Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Aracruz os 70 dirigentes e 2° dirigentes das congregações da Igreja dos bairros e distritos do município.