CÂMARA CELEBRA OS 120 ANOS DA IGREJA BATISTA DO ESPÍRITO SANTO EM SESSÃO SOLENE

por Manuela Neves publicado 26/04/2023 11h55, última modificação 27/04/2023 09h36
Em seus pronunciamentos, os representantes e membros da Igreja exaltaram os valores cristãos e da família tradicional e a atuação social dos batistas no Espírito Santo

Em um plenário tomado por fiéis, a Câmara Municipal de Aracruz realizou uma Sessão Solene para celebrar os 120 anos da Igreja Batista do Espírito Santo. A solenidade, realizada na terça-feira, 25 de abril, foi proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Alexandre Manhães, e prestigiada por autoridades religiosas representando as Igrejas Batistas e da Convenção Batista do estado do Espírito Santo.

A Sessão foi iniciada com as boas vindas do presidente da Casa de Leis às autoridades e ao público presente e com a execução dos Hinos do Brasil e do município de Aracruz. Em seguida, o coral da Primeira Igreja Batista de Aracruz (Pibara) entoou hinos de louvor e foi exibido um vídeo contando a história da Igreja Batista no Espírito Santo, história esta que se iniciou em 1903, no distrito de Alto Firme, no município de Brejetuba. A partir de Alto Firme, os primeiros missionários em solo capixaba foram expandindo a Igreja Batista e sua doutrina aos demais municípios do estado e fomentando uma obra que se funda nas práticas bíblicas do Novo Testamento.

Pronunciamentos

Após à exibição do vídeo, Alexandre Manhães tomou a palavra e iniciou seu pronunciamento falando de seu orgulho de ser batista e de defender os princípios da Igreja Batista. “Como vereador desta Casa desde 2013, me propus em defender com afinco a família tradicional, os valores cristãos e principalmente as nossas crianças que vêm sendo atacadas com outras doutrinas constantemente”, disse Manhães, para em seguida afirma a defesa dos “valores que estão contidos na palavra de Deus”. O vereador destacou ainda o trabalho social empreendido pelas igrejas batistas no Espírito Santo, sobretudo através da Educação e dos colégios fundados pela instituição no estado. “Mas principalmente, a Igreja Batista tem levado o verdadeiro Evangelho aos capixabas”, concluiu o presidente da Câmara Municipal.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Marcelo Nena e Jean Pedrini, este último membro da Igreja Batista da Barra do Sahy; o Pastor e vice-presidente da Associação Batista Leste (Abaleste) Joedson Pereira, que falou em nome do presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, Pastor Rafael Abdala; o diretor geral da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, Pastor Diego Bravim; e o Pastor Luciano Estevam Gomes, representante das Igrejas Batista do município de Aracruz. Todos eles exaltaram a atuação e os valores da Igreja Batista e sua história no estado do Espírito Santo.

Homenagens

Após os pronunciamentos, foram entregues certificados para as igrejas e para os homenageados da Sessão Solene alusiva aos 120 anos da Igreja Batista em solo capixaba. Abaixo, a lista dos agraciados:

Certificados:

Pastor Luciano Estevam Gomes recebeu o certificado em nome da Primeira Igreja Batista de Aracruz – Pibara;

Pastor Robson Siqueira, em nome da Segunda Igreja Batista de Aracruz;

Pastor Jonas Florêncio, em nome da Igreja Batista de Vila Nova;

Pastor Paulo Sérgio, em nome da Igreja Batista de Córrego D’Água;

Vereador Jean Pedrini, em nome da Igreja Batista da Barra do Sahy;

Pastor Fábio Paulo Reginaldo, em nome da Igreja Batista de Barra do Riacho;

Pastor Joedson Pereira, em nome da Igreja Batista de Jacupemba.

Homenageados:

Coube ao o pastor Diego Bravim receber a homenagem em nome dos diretores da Convenção Estadual da Igreja Batista. Os diretores homenageados são: Pastor Doronézio Andrade, 1º Vice-presidente da Convenção Estadual; Pastor Ednan Dias, 2º Vice-presidente da Convenção Estadual; Pastor Marcos Milagre, 3º Vice-presidente da Convenção Estadual; senhora Izabela de Carvalho Silva, 1ª Secretária da Convenção Estadual; Pastor Ismael Anderson, 2ª Secretário da Convenção Estadual; e Pastor Davi Teodoro, 3ª Secretário da Convenção Estadual.

Placas comemorativas

Encerrando as homenagens, foram entregues placas comemorativas aos 120 anos da Igreja Batista no estado do Espírito Santo. As placas foram concedidas à Igreja Batista de Córrego D’Água (primeira Igreja Batista criada no Município de Aracruz) e coube ao Pastor Joedson Pereira recebe-la em nome do presidente da Convenção Estadual Batista, Pastor Rafael Abdala; e ao pastor Diego Bravim, diretor geral da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo.