CÂMARA CELEBRA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SESSÃO SOLENE

por Manuela Neves publicado 18/11/2022 10h02, última modificação 18/11/2022 10h02
A data é dedicada à promoção da igualdade racial e uma reflexão sobre as consequências do racismo na sociedade brasileira

Comemorado na data de 20 de novembro no Brasil, o Dia da Consciência Negra foi celebrado em Sessão Solene da Câmara de Aracruz, realizada na noite de quarta-feira, 17. Proposta pela vereadora Etienne Coutinho Musso, a solenidade serviu para celebrar a data que é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo.

Primeira a se pronunciar, a vereadora proponente iniciou sua fala lembrando de seu bisavô, Graciliano Eleotério, que tinha um grande orgulho de ser negro. “Hoje é muito gratificante estar aqui e poder dizer isso.” Em seguida, Etienne citou um trecho de um livro de Rogério Sarmenghi, também presente à solenidade, que diz que “o racismo pode deixar marcas profundas, cicatrizes do preconceito e da discriminação. É uma verdade absoluta, afinal a primeira coisa que racismo quer roubar é o orgulho de ser negro e das nossas origens”. A vereadora lamentou o fato de o preconceito racial estar enraizado na sociedade brasileira e disse que promover ações que combatam o preconceito e o racismo é uma obrigação do Poder Público e, além de dever legal, deveria ser dever moral. “Por isso, hoje é um dia de reflexão, de luta e, acima de tudo, de exaltação à cultura negra.”

Presente à Sessão Solene, o prefeito Luiz Carlos Coutinho lembrou de sua origem afrodescendente, filho de mãe negra e pai português. “Tenho muito orgulho de ver aqui a foto do meu avô Graciliano Eleotério”, disse o prefeito, que em seguida reconheceu que em nosso país ainda há muito preconceito. Ele citou as várias forma de discriminação que ainda persistem no Brasil não só de origem racial, mas também estética e disse que devemos respeitar as pessoas seja pela forma como se vestem ou se expressam. “Devemos respeitar as pessoas da forma que elas são” e afirmou ter dó das pessoas que têm preconceito especialmente com negros. “Qual a cor da alma? Alma não tem cor, Deus nos fez únicos, somos todos iguais.”

Pronunciamentos

Também fizeram uso da palavra o empresário, escritor e membro fundador da Academia Aracruzense de Letras, Rogério Sarmenghi, que discorreu sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; o empresário João Borges, que tratou do empoderamento das pessoas de cor; e Eliza Rosa, que falou sobre sua trajetória de atriz, atuando atualmente na novela “Todas as Flores”, exibida na Globo Play, e do trabalho social que realiza com jovens carentes. Também presente à solenidade, o vereador Carlinhos Mathias afirmou que a luta contra o preconceito e a discriminação deve ser uma luta de toda a sociedade brasileira.

A Sessão Solene contou ainda com a participação da poetiza Eliete Gonçalves Santiago, que recitou o poema “Ei preto, Ei preta” de sua autoria. Pouco antes do fim da solenidade, o artista plástico Genildo Reis presenteou a vereadora Etienne com uma obra de sua autoria com referência à cultura negra. A Sessão Solene contou também com um desfile de moda com referências à cultura afro.

Ao final da solenidade, foram entregues 22 certificados e 15 placas de homenagem a pessoas negras de destaque na sociedade capixaba e a instituições que divulgam e celebram a cultura de origem afro-brasileira no estado do Espírito Santo. Abaixo, a lista dos cerificados e homenageados:

Certificados:

Homenageados:

Lauro Mattos

Dr. Cleveraldo José Bermudes

Zelaeni Balbino Marques (Zazá)

Maria Raimunda Bonfim de Jesus

Fundação Social Monsenhor Guilherme Schmitz