CÂMARA APROVA PROJETO QUE CRIA NOVOS CARGOS NA CONTROLADORIA-GERAL DE ARACRUZ

por Vinicius de Paula Almeida publicado 22/06/2021 11h10, última modificação 11/08/2022 14h48
O projeto, que não acarreta nova despesa, visa melhorar o índice de transparência do município

Os vereadores de Aracruz aprovaram, durante a 19ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira, 21 de junho, o projeto de lei do Executivo Municipal, que cria os cargos de Subcontrolador, Assessor Técnico e Coordenador de Transparência para a Controladoria-Geral Municipal. O projeto tem por objetivo melhorar o controle das mais de dezenove unidades gestoras do município e, assim, elevar o índice e transparência de Aracruz, que está abaixo da média do estado. Como enfatizou o vereador André Carlesso, o projeto aprovado não gera nova despesa, visto que para criação dos novos cargos, serão extintos 2 cargos comissionados de Assessor Especial na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em defesa do projeto também se manifestaram os vereadores Roberto Rangel e Jean Pedrini. Segundo Rangel, Aracruz tem nota 5,83 quando a média estadual é de 8,51 no índice Transparência Brasil. “Aracruz é um município pouco transparente e isso é herança da gestão passada.” Jean Pedrini destacou a importância de elevar o patamar de transparência municipal, pois este dado também é importante na atração de investimentos para Aracruz. “O investidor olha para estes números e um índice baixo de transparência gera desconfiança” e afasta investimentos.

Cidadão Aracruzense

Durante a 19ª sessão foram aprovados ainda projetos de decreto legislativo de autoria do vereador Lula, que concedem título de Cidadão Aracruzense aos senhores Cláudio Roberto Gonçalves Amorim e Edmilson Rosa Lima, e do vereador Carlito Candim, que concede título de Cidadão Aracruzense ao senhor Álvaro Cândido da Silva e a senhora Alda Regina Monteiro Gomes Toledo.

O projeto de lei nº 034/2021, de autoria vereador Roberto Rangel, que veda a nomeação pela Administração pública Direta e Indireta de Aracruz de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha teve a discussão e votação adiada, em razão do pedido de vistas feito pelo vereador André Carlesso aprovado pelo plenário.

INDICAÇÕES

Vereador Bibi Rossato – solicita complementação da obra em duas vielas do bairro Santa Rita, na região de Jacupemba que não foram contempladas na pavimentação das ruas da localidade.

Vereador Léo Pereira – solicita limpeza e roçagem no entorno do valão localizado na entrada da Vila Riacho; restauração das faixas de pedestres localizadas na Avenida Florestal, próximas à rotatória do Shopping Oriundi, no centro de Aracruz; varredura, lavagem, capina e roçagem das ruas e dependências públicas em Barra do Riacho; retorno do carro da saúde que dava suporte à ambulância na comunidade Assentamento Boa Esperança; disponibilidade de um carro de saúde que dê suporte à ambulância na comunidade de Cachoeira do Riacho.