CÂMARA APROVA AUXÍLIO UNIFORME PARA OS VIGILANTES PATRIMONIAIS DE ARACRUZ

por Manuela Neves publicado 27/09/2022 14h30, última modificação 28/09/2022 08h54
O auxílio pecuniário no valor de 500 reais será pago anualmente aos ocupantes do cargo efetivo de vigia

Em atendimento a uma reivindicação da categoria, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 065/22, que concede um auxílio pecuniário anual para compra de uniformes, a ser pago no mês de julho, no valor de 500 reais aos servidores municipais ocupantes do cargo de vigia e lotados nos diversos patrimônios do município. Com a aprovação do projeto, que ocorreu durante a 75ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 26 de setembro, os vigilantes não terão mais que arcar por conta própria com aquisição do uniforme, cujo uso é uma exigência na função que desempenham.

O PL 065/22 foi enviado à Câmara pelo Executivo Municipal a pedido dos vereadores, que intermediaram a reivindicação da categoria junto à Secretaria Municipal de Administração. “Recebemos a categoria aqui e sabemos da importância do auxílio, pois os vigias tinham que pagar do próprio bolso. Fizemos o pedido e a Prefeitura atendeu”, disse a vereadora Adriana Guimarães. Ela solicitou ainda que o auxílio possa ser concedido já no próximo mês, em consonância com o parágrafo 1º do artigo 2º do projeto de lei, que estabelece que “excepcionalmente, poderá ser pago o auxílio uniforme no mês de outubro de 2022”.

Também se pronunciaram em defesa do PL 065/22 os vereadores, Paim, Cecéu, André Carlesso, Marcelo Nena, Etienne Coutinho Musso e o presidente da Casa de Leis, vereador Lula. “Eu já trabalhei como guarda patrimonial e sei da importância do uniforme”, disse Lula, ressaltando que é importante, tanto para o público em geral como para o vigilante, um uniforme que identifique o profissional da vigilância nos órgãos públicos municipais.

Projetos sociais

Durante a 75ª Sessão Ordinária os vereadores aprovaram também o projeto de lei nº 073/22, que trata da abertura de Crédito Adicional Especial no valor de 1 milhão e 170 mil reais. O valor será aplicado nos projetos sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho voltados ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidades, idosos e indivíduos em situação de rua.

Seca no campo

A estiagem que tem afetado a região norte do estado do Espírito Santo e suas consequências sobre a produção agropecuária tem sido motivo de preocupação dos parlamentares, que relataram a perda de cabeças de gado na zona rural de Aracruz por falta de alimentação adequada. Os vereadores André Carlesso, Tião Cornélio, Adriana Guimarães e Jean Pedrini sugeriram que o Executivo decrete estado de calamidade para que medidas possam ser adotadas de forma emergencial para evitar mais prejuízos, sobretudo para o pequeno produtor.

Segundo Tião Cornélio, a Secretaria Municipal de Agricultura tem atuado para minimizar a situação no campo, mas com a persistente falta de chuvas “talvez seja preciso decretar estado de calamidade”.

23ª Expo

Outro assunto que teve destaque na 75ª Sessão Ordinária foi o sucesso de público na 23ª Exposição Agropecuária de Aracruz, que ocorreu no último fim de semana – segundo a Prefeitura, mais de 100 mil pessoas compareceram aos quatro dias do evento. Os parlamentares elogiaram o Executivo Municipal e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura pela organização do evento, que movimentou a economia do município e levou lazer para a população não só de Aracruz, mas também dos municípios vizinhos.

O vereador Alexandre Manhães falou da satisfação dos comerciantes com a realização do evento, que segundo relatos que ouviu, tiveram que contratar mais pessoal para atender ao grande público que compareceu à 23ª Expo. “Isso tem que acontecer mais, festa movimenta, é dinheiro circulando na cidade. O evento foi um sucesso, que se repita nos próximos anos”, disse Manhães.

O vereador Bibi Rossato também parabenizou a Prefeitura pelo sucesso do evento e aproveitou para convidar a todos para Festa do Verde, que vai acontecer entre os dias 7 e 9 de outubro em Jacupemba com diversas atrações culturais.