“CÂMARA SEM PAPEL”, MAIS EFICIÊNCIA E MENOS BUROCRACIA NO LEGISLATIVO MUNICIPAL

por Manuela Neves publicado 05/10/2022 13h30, última modificação 05/10/2022 13h29
A tramitação de processos será feita de forma digital com a implantação do sistema “NOPAPER Cloud”

Mais eficiência e menos burocracia, mais transparência e menos papel. Esses serão os resultados do projeto “Câmara sem papel”, que está sendo implantado no Legislativo Municipal e que permitirá a tramitação de processos legislativos e administrativos de forma digital, sem uso de papel. Da apresentação de projetos de leis a pedido de férias de servidores, os processos tramitarão de forma eletrônica com assinaturas digitais, medida que vai ampliar a eficiência, a economia e a transparência na Casa Legislativa.

O projeto da “Câmara sem papel” funcionará por meio do sistema “NOPAPER Cloud”, que está em processo de implantação na Câmara Municipal e, quando concluído, vai reduzir substancialmente o uso de papel. Além de agilizar e desburocratizar os processos legislativos e administrativos, o sistema tem a vantagem ainda de promover a sustentabilidade ambiental, uma vez que a tramitação de processos por meio eletrônico resulta também em mais árvores e mais água sendo poupadas para a fabricação de papel.

Acervo

Num segundo momento, quando o sistema já estiver em funcionamento e disponível para os serviços internos, ele será útil para guardar e preservar em meio eletrônico o acervo de documentos de valor histórico, como de atas de sessões passadas, inclusive das primeiras legislaturas da Câmara Municipal de Aracruz.

Sapl

Vale lembrar que a Câmara Municipal já tem implantado o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que simplifica a atividade parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência do Legislativo Municipal. Por meio da página do SAPL no site da Câmara, os cidadãos podem acessar informações sobre a produção legislativa dos parlamentares, acompanhar o processo legislativo e pesquisar as legislações municipal e estadual.