“ARACRUZ EM FOCO” DISCUTE DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O CRESCIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO

por Manuela Neves publicado 10/07/2025 14h53, última modificação 10/07/2025 14h53
O evento promovido pela Mesa Diretora da Câmara Municipal teve foco em logística, atração de investimentos e a reforma tributária

Para debater as estratégias para o desenvolvimento de Aracruz e da região norte do Espírito Santo com foco em logística, atração de investimentos e a reforma tributária que trará impacto sobre o sistema fiscal do país, a Mesa Diretora da Câmara Municipal promoveu o evento “Aracruz em Foco”, que reuniu autoridades, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil, na quarta-feira, 9, no plenário da Casa de Leis. O evento foi uma oportunidade de debater os desafios e oportunidades que impactam diretamente o crescimento econômico sustentável de Aracruz, além de oportunizar o diálogo entre o poder público, o setor privado e entidades representativas da sociedade civil. 

O evento contou com a participação de Alexandre Malta, diretor financeiro da Wine, Cristiane Menezes, subsecretária de Estado de Atração de Investimentos, Bruno Carlesso, Diretor Jurídico da Imetame, Erimar Trindade, vice-presidente da Sidiex, e Dr. Samir Nemer, advogado e mestre em Direito Tributário, e o procurador Legislativo, Maurício Xavier, que contribuíram com suas experiências para refletir sobre aspectos jurídicos e tributários e o desenvolvimento econômico de Aracruz. O evento teve ainda a participação dos secretários municipais de Desenvolvimento Urbano, Laryssa Barone, e de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Faria de Azedo, que destacaram as potencialidades logísticas do município e a importância dos investimentos em infraestrutura viária, ferroviária e portuária, para tornar Aracruz ainda mais competitiva no cenário nacional e atrativo para novos negócios. Também foram abordadas questões sobre políticas públicas, incentivos fiscais e a importância da desburocratização para a instalação de novas empresas no município. 

O papel do Legislativo

O vice-prefeito Beto Vieira lembrou o momento que o município vive com grandes investimentos como o Porto da Imetame, a expansão do Portocel, a instalação da ZPE, primeira do país sob gestão privada, e empreendimentos como a Suzano e a nova fábrica de biocombustível. Segundo ele, esses avanços posicionam Aracruz como um eixo logístico e industrial de destaque nacional.

Por sua vez, o presidente da Câmara, vereador Jean Pedrini, enfatizou o papel dos vereadores no que diz aos impactos dos investimentos industriais e portuários sobre o território e a sociedade de Aracruz. “A Câmara Municipal não pode ser apenas uma expectadora desse desenvolvimento. Ela tem que ser protagonista, junto com o Executivo, junto com os empresários e dos órgãos que controlam toda a questão portuária, como Alfândega, Receita Federal. Então, temos que estar atentos porque os projetos que proporcionam esse desenvolvimento passam pela Casa de Leis”. Pedrini lembrou que recentemente a Câmara aprovou o projeto que autoriza o município a leiloar uma área localizada em Zona Empresarial, em Barra do Riacho, que será destinada a novos empreendimentos. “Nós temos que estar à altura das expectativas dos nossos munícipes e do nosso município.”   

Ao fim do evento, a procuradora geral da Câmara, Aline Gratz, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de debater o futuro de Aracruz. Também estiveram presentes ao evento a secretária de Gestão Estratégica, Jessala Coutinho, o presidente da OAB Aracruz, Wilian Matos, e vereadores do município.