PROPOSTA QUE PERMITE A REELEIÇÃO DE MEMBROS DA MESA DIRETORA DA CÂMARA É APROVADA

por Manuela Lopes Santos Neves publicado 16/12/2025 09h50, última modificação 16/12/2025 09h52
Com a aprovação, os membros da Mesa poderão ser reconduzidos para os mesmos cargos por mais um período sucessivo de dois anos

Em votação em segundo turno, os vereadores aprovaram, na 44ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 15, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica nª 002/2025, que permitirá que os membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracruz sejam reconduzidos aos mesmos cargos que ocupam por mais um mandato de dois anos. A proposta altera o artigo 26 da Lei Orgânica Municipal, que passa a ter a seguinte redação: “A Mesa da Câmara Municipal será composta de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, eleitos para mandato de dois anos, permitida uma recondução sucessiva para o mesmo cargo”. A mudança visa garantir a continuidade das políticas e dos projetos em andamento na Casa de Leis.

Durante a Sessão foram a provadas ainda as seguintes proposições:

VETO nº 010/2025, de autoria do Executivo Municipal. A proposição veta parcialmente o Projeto de Lei do Legislativo nº 042/2025, de autoria do vereador Jean Pedrini, aprovado na 36ª Sessão Ordinária, que “inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracruz/ES o Dia das Mães, o Dia dos Pais e o Dia dos Avós”. As razões do veto se dão devido à inconstitucionalidade da obrigatoriedade, colocada no projeto original, de inserção das atividades relativas à comemoração no calendário escolar. Tal imposição, além de configurar uma ingerência do Legislativo em matéria reservada à iniciativa do Executivo, afronta a autonomia pedagógica das unidades escolares e desconsidera a diversidade familiar, “podendo gerar constrangimento aos alunos que não convivem com pai ou mãe, como os criados por avós, tios ou outros responsáveis”.

Já o VETO nº 011/2025, também de autoria do Executivo Municipal, veta na sua íntegra a Emenda Aditiva nº 172/2025, de autoria da vereadora Adriana Guimarães, que incluiu parágrafo único ao art. 1º ao Projeto de Lei nº 037/2025, aprovado na 37ª Sessão Ordinária, que “Institui o Domicílio Tributário Eletrônico – DTE no Município de Aracruz/ES”. Segundo justificativa do Executivo, a Emenda introduz o conceito detalhado do Domicílio Tributário Eletrônico, abrangendo, entre outros elementos, o “recebimento de defesas” e “demais atos processuais”, contrariando a “natureza jurídica estritamente comunicacional” do projeto original, que restringe o DTE a meio oficial para ciência de atos administrativos, notificações e intimações: ”O DTE tem como principal finalidade proporcionar segurança jurídica, agilidade e economicidade na comunicação entre o Fisco e os contribuintes, substituindo formas tradicionais de correspondência física.”

Também relacionado ao Projeto de Lei nº 037/2025, o VETO nº 012/2025 veta integralmente a Emenda aditiva nº 173/2025, também de autoria da vereadora Adriana Guimarães, que prevê a possibilidade da Secretaria Municipal da Fazenda emitir termo de adesão para contribuintes que comprovadamente não possuam acesso à internet, especialmente pequenos produtores rurais, idosos e microempreendedores individuais. O Executivo, embora reconheça o bom propósito da Emenda, esclarece que o DTE foi concebido como meio oficial e obrigatório de comunicação entre o Fisco e os contribuintes. “A criação de exceções facultativas esvazia a finalidade do sistema e o torna ineficaz, ao permitir múltiplos meios de comunicação, gerando risco de divergências, insegurança jurídica e dificuldade de controle das notificações.”

Projeto de Lei nº 055/2025, de autoria do Executivo Municipal: autoriza o Poder Executivo a proceder a venda na Bolsa de Valores (B3) das ações que o Município possui como acionista da OI S.A. Na justificativa do projeto, esclarece-se que o Município não recebe distribuição de lucros entre os acionistas e a empresa encontra-se em recuperação judicial. Assim, não faz mais sentido o Município continuar sendo acionista de uma empresa – em recuperação judicial. O valor dessas ações é irrisório e deve ser observado o dia de cotação da bolsa para se ter o saldo desse valor.

Projeto de Lei do Legislativo nº 088/2025, de autoria da Mesa Diretora: altera dispositivos da Lei nº 4.676/2023 de modo a dar mais clareza e segurança jurídica ao procedimento de substituição nos casos de ausência, impedimento ou vacância, e garantir a fidúcia inerente aos cargos de Secretário Geral, Diretor de Planejamento e Diretor de Finanças. Com a nova redação, fica expressamente prevista a possibilidade de a Presidência da Câmara designar outro servidor para responder pelo cargo, o que garante flexibilidade administrativa e continuidade das atividades institucionais, sem prejuízo do bom funcionamento da Casa Legislativa. A proposta não cria cargos, não implica aumento de despesas e tampouco altera a hierarquia funcional existente, limitando-se a corrigir eventuais ambiguidades e a aprimorar a organização administrativa interna da Câmara Municipal.

Projeto de Lei do Legislativo nº 113/2025, de autoria da Mesa Diretora: altera a Lei nº 4.676/2023 e estabelece que a estrutura organizacional e administrativa da Câmara Municipal é composta pelos seguintes órgãos de direção e de assessoramento: Diretoria de Planejamento Estratégico, Diretoria de Finanças, Diretoria de Recursos Humanos, Diretoria de Processo Legislativo e das Comissões Parlamentares, Diretoria de Informação e Proteção de Dados, Subprocuradoria Geral, Assessoria Técnica.  

Projeto de Decreto Legislativo nº 170/2025, de autoria do vereador Alex Hander: concede “Prêmio Honra ao Mérito Esportivo” ao senhor Wuilhas Nunes Serra.

REQUERIMENTOS

Na Sessão, a vereadora Adriana Guimarães apresentou três requerimentos, sendo dois direcionados à Secretaria Municipal de Educação. No primeiro apresentado, a vereadora solicita que sejam enviadas ao seu gabinete cópia integral de todas as denúncias anexadas e representações relacionadas a possíveis irregularidades financeiras e administrativas a Escola Municipal Zenilia Varzem Ribeiro.

No segundo requerimento apresentado, a vereadora solicita à Secretaria Municipal de Educação esclarecimentos sobre o processo de eleição da direção escolar e atuação no Conselho Escolar da Escola Municipal Zenilia Varzem Ribeiro.

O terceiro requerimento da vereadora solicita o envio e entrega de moção de congratulação aos jovens pilotos de motocross Miguel Neves dos Santos e Leandro Carlesso Ribeiro pelas expressivas conquistas automobilísticas alcançadas no ano de 2025.

O vereador José Gomes dos Santos (Lula) solicitou o envio e entrega de moção de congratulação a José Luís Pinto, pelos belos registros fotográficos das famílias e da História aracruzenses.

O vereador Jean Pedrini requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente informações sobre a delimitação e proteção das áreas de restinga no Distrito de Barra do Sahy.