OBRAS E SERVIÇOS PRESTADOS EM ARACRUZ FORAM OS ASSUNTOS EM DESTAQUE NA 106ª SESSÃO ORDINÁRIA

por Manuela Neves publicado 13/06/2023 14h10, última modificação 13/06/2023 14h31
Vereadores cobraram mais fiscalização sobre empresas contratadas para realizar obras e prestar serviços no município

O lento andamento de algumas obras contratadas pelo município de Aracruz e a má qualidade de serviços prestados por empresas terceirizadas foram criticados pelos vereadores durante a 106ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, 12 de junho. Um dos exemplos, citado pelo vereador Paim, é da empresa prestadora de serviço na área de Medicina do Trabalho, que, segundo o vereador, invariavelmente desmarca atendimentos e consultas sem avisar o cliente, que no caso é o servidor público. Ele pediu providências ao secretário de Administração e Recursos Humanos, Marcus Vinícius Souza Coelho, pois “a empresa não está tendo compromisso com o servidor, que é um dos maiores patrimônios de um município.”

Já o vereador Bibi Rossato informou que tem quase 30 dias que a obra da galeria do Rio São José, em Jacupemba, está parada.” Ele disse que cobrou providência ao secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo, que prometeu intervir e penalizar a empresa. Rossato disse ainda que há obras sendo realizadas em todo o município de Aracruz, “mas infelizmente têm algumas empresas que não têm capacidade de assumir uma, duas ou três obras. Querem participar de licitações e não dão conta.”

Complementando a fala do colega, o vereador Roberto Rangel disse que a empresa responsável pela obra no Rio São José pertence a um grupo que tem cinco obras sendo executadas no município “e todas [estão] com muito atraso”. Além da galeria do Rio São José, que segundo disse, tem apenas 21% da obra executada, Rangel listou outras obras que estão em atraso. “Já se passou 50% do [prazo do] contrato da obra do [bairro] Planalto, mas só tem 5% [realizado]; macrodrenagem da Grande Bela Vista, já passou 48% do prazo do contrato, mas só se executou 23% da obra; quadra do Honório, no bairro Morobá, já se passaram 61% do prazo e apenas 17% de obra [foi] efetivada.”

Obras que andam

Apesar de listada entre as obras em atraso por Roberto Rangel, os vereadores André Carlesso e Adriana Guimarães disseram que a obra do valão da Grande Bela Vista está com cinco frentes de trabalho e “está a todo vapor”. A vereadora ainda parabenizou a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado pela conclusão da obra do campo Bom de Bola, na Praça da Paz. “Se passou mais de seis anos que aquele campo estava sem utilização e agora foi reformado e irá ser entregue à população” nesta quinta-feira, 15.

Paim também reconheceu que obras importantes estão sendo realizadas em Aracruz, como as obras do Polo Industrial, no bairro Bela Vista, que segundo ele, era aguardada há mais de 20 anos e agora “saiu do papel e está sendo uma realidade”. “Quero compartilhar aqui a alegria de cada empresário e a satisfação da população que paga impostos e vê os impostos sendo convertidos em benefícios.” Paim ainda citou a obra do Centro de Especialidades Médicas (Cemas), no bairro Jequitibá. “Tenho certeza que em breve estaremos inaugurando essa importante obra, que vai acabar com os inúmeros aluguéis [pagos pelo município] e isso será mais dinheiro para investimentos em favor da população.”

REQUERIMENTOS

Vereador Léo Pereira – 1) requer ao secretário de Administração e Recursos Humanos que informe o valor do contrato de medicina do trabalho e o prazo de vigência, celebrado com a empresa Grupo Innovar; a forma de contratação da referida empresa e, se houve, o aditivo de prazo e/ou de valor; o montante pago no exercício de 2023, com detalhamento mensal, bem como se houve a realização de descontos ou glosas; e, por fim, a cópia do livro de ocorrências da fiscalização do contrato. 2) requer ao secretário de Administração e Recursos Humanos que informe o valor do contrato do videomonitoramento e o prazo de vigência, celebrado com a empresa Mandtel Mandelli Telecomunicações; a forma de contratação da mesma e se houve aditivo do prazo ou do valor; o montante pago no exercício de 2023, com detalhamento mensal, bem como se houve a realização de descontos ou glose; a quantidade de câmeras contratadas e em funcionamento, além da localização das câmeras em funcionamento; por fim, a cópia do livro de ocorrências da fiscalização do contrato.