CÂMARA RECEBE EQUIPE DA SEMED E PAIS DE ALUNOS PARA DEBATER A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ARACRUZ

por Wagner Felicio Junior publicado 09/02/2023 17h55, última modificação 09/02/2023 18h16
Uma Comissão será formada para acompanhar as demandas dos alunos com necessidades especiais no ambiente escolar

Em atendimento ao convite feito pela Câmara Municipal, a secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinassé Morellato, acompanhada da equipe de professores, pedagogos e auxiliares de apoio escolar, participou de uma reunião com pais e responsáveis de alunos portadores de transtorno do espectro autista e de demais necessidades especiais, para apresentar o Plano de Ações e Políticas Públicas voltadas à educação inclusiva, para o ano letivo de 2023.

A reunião foi realizada no plenário desta Casa de Leis, na quarta-feira, 8 de fevereiro, em atendimento aos anseios dos pais de alunos especiais, que afirmaram a necessidade de uma atenção exclusiva e prioritária aos seus filhos no ambiente escolar. Em resposta, Jenilza Spinassé garantiu o acompanhamento individualizado, feito por profissional qualificado, àqueles alunos que comprovadamente precisem deste tipo de atendimento. A secretária garantiu também a presença de um auxiliar de professor da educação básica (APEB) em cada sala de aula das escolas do município. Para isso, segundo Jenilza, a Secretaria de Educação (SEMED) vai buscar ajustar as condições dos auxiliares para melhor atender a esta necessidade.

Comissão

A secretária propôs ainda a formação de uma Comissão com representantes da Educação e de pais e responsáveis, para discutir e acompanhar as demandas dos alunos com necessidades especiais e sua inserção no ambiente escolar. O presidente da Câmara, Alexandre Manhães, lamentou que a reunião desta quarta-feira não tenha sido realizada antes do início do ano letivo, e informou que a Casa de Leis ficará responsável pelo agendamento das reuniões da Comissão, que contará também com a participação de vereadores e de representantes do Conselho Tutelar do município.