CÂMARA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR SEGURANÇA NAS ESCOLAS

por Wagner Felicio Junior publicado 20/04/2023 18h55, última modificação 20/04/2023 19h05
Reunião contou a presença de autoridades e especialistas no assunto e de representantes da comunidade escolar e da sociedade civil

A Câmara Municipal de Aracruz realizou, na última quarta-feira, dia 19 de abril, uma Audiência Pública para debater a segurança nas escolas do município. A iniciativa do proponente da reunião, vereador Alexandre Manhães, presidente desta Casa de Leis, objetivou discutir a questão de forma ampla, ouvindo a sociedade civil, representantes das forças de segurança, do Poder Executivo Municipal e da comunidade escolar, em busca de sugestões e soluções para as demandas existentes.

A realização de uma Audiência Pública sobre o tema, com a participação de representantes de diversos setores da sociedade, contou com grande adesão popular, o que demonstra que essa é uma preocupação de todos, principalmente após os recentes e lamentáveis incidentes ocorridos em escolas de nosso município. Da mesma forma, embora fragilizados pela sensação de vulnerabilidade diante do ocorrido, a constatação é que o esforço em prol de avanços também precisa ser coletivo.

Também participaram da reunião os demais vereadores da Câmara de Aracruz, líderes religiosos do município e autoridades políticas municipais e estaduais.

 Após dar início a Audiência, Alexandre Manhães concedeu a fala a cada um dos convidados para que fizessem uma breve explanação pelo tempo de três minutos, e em seguida o microfone foi aberto para que a cidadãos fizessem questionamentos aos expositores.

Embora tenha havido algumas divergências entre os discursos, dada a diversidade de lugares de fala, representatividade e modos de abordar a questão, ficou evidente a concordância unânime sobre a urgência da aplicação de medidas que aumentem a segurança de alunos e funcionários de instituições de ensino.

Uma das medidas de curto prazo mais citadas foi a presença de guardas armados nas escolas. Pedido que foi reforçado por grande parte dos que acompanhavam presencialmente a Audiência.

Vale destacar a fala do Major Lucas Sossai, Comandante da 2º Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, que explicou que a instituição tem realizado ações para lidar com episódios de violência no ambiente escolar, tanto internamente, realizando treinamentos focados na resposta a esse tipo de ocorrência, quanto externamente, colocando à disposição do município capacitação para professores na área de primeiros socorros, assim como apoio para elaboração de planos de emergência focados na evacuação das escolas em situações de crise.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, Milene da Silva Terra, apresentou dados alarmantes sobre o tema no país e falou sobre a necessidade de ampliação do debate e de ações conjuntas entre os órgãos responsáveis. Falou também da importância do trabalho de investigação dos grupos que estão incentivando a violência, principalmente através da internet. Milene reconheceu a necessidade das medidas emergenciais, porém ressaltou a necessidade de medidas de médio e longo prazo no enfrentamento ao problema.

A secretária de Educação Jenilza Morellato representou o líder do Executivo na Audiência e respondeu a diversos questionamentos. Disse que o município vem se debruçando sobre a questão juntamente com os representantes das polícias, e garantiu que todas as escolas terão reforço na segurança.

O proponente da Audiência, vereador Alexandre Manhães, lamentou a ausência do prefeito de Aracruz e de secretários municipais de outras pastas que se relacionam com o tema. Ratificou a necessidade de garantir um ambiente seguro para estudantes e profissionais da Educação e cobrou ação do Executivo Municipal. Disse que os vereadores vêm pedindo por medidas práticas e urgentes, mas que, embora considere o prazo longo, vai aguardar a apresentação, pelo Executivo Municipal, do plano de ações de combate à violência nas escolas.

Por fim, Alexandre disse que todas as sugestões e argumentações apresentadas na Audiência foram registradas, e que será enviado um ofício ao Executivo Municipal cobrando providências, assim como será enviada uma cópia da Ata para as autoridades competentes do município.

 

A íntegra da Audiência Pública sobre segurança nas escolas pode ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=U36pJCxMaL0